Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
Pequenos e Médios
04/06/2025
Asbraer

Emater-PA e Faepa firmam parceria para aumentar acesso de agricultores a tecnologias

0
0

Assinatura do termo realizou-se no 63º Encontro Ruralista com a presença do governador Helder Barbalho e da vice-governadora Hana Ghassan​

04/06/2025 | Assessoria de Comunicação – Emater/PA | Aline Miranda

Foto: Reprodução/Emater-PA

​No contexto da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), a se realizar em Belém, em novembro, foi assinado nesta terça-feira (4) um termo de cooperação técnica (TCT) entre a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) e o Sistema Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Pará (Faepa)/Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). 

A assinatura ocorreu no 63º Encontro Ruralista, na capital paraense, com a participação oficial do governador Helder Barbalho e da vice-governadora Hana Ghassan. O termo propõe-se a impulsionar uma tecnologia importante para a agricultura familiar sustentável na Amazônia: a análise de solos. 

Com a parceria, a partir de agosto, a Emater deve triplicar os serviços em seus dois laboratórios institucionais: em Bragança, no Rio Caeté, e em Conceição do Araguaia, na região do Araguaia. De acordo com o presidente da Emater, Joniel Abreu, a oferta deve abranger demandas não só dos pequenos agricultores, como também dos médios e grandes produtores rurais de todo o Pará: “É um processo de difusão tecnológica com resultados socioeconômicos e ambientais”, explica o gestor. 

Para Abreu, o trabalho do Governo do Pará, por meio da Emater, representa sobretudo a ciência no campo. “O maior símbolo para o agronegócio não é simplificadamente ‘tratores’ ou ‘extensas áreas com plantio de soja’, por exemplo: falo do cérebro humano como representação da ciência. É o conhecimento científico que torna possível o uso das tecnologias para a expansão produtiva. É também a ciência que aponta o uso predatório da natureza como a causa das mudanças climáticas. É o conhecimento científico que também diz que somente uma produção com responsabilidade na gestão ambiental é que nos garantirá nossa existência”, discursou no evento.

Cooperação

Além do destaque para os laboratórios de análise de solos, o termo de cooperação entre a Emater e a Faepa inclui transferência de metodologias, compartilhamento de banco de dados para norteamento de políticas públicas e investimento da iniciativa privada no âmbito de responsabilidade social, promoção de capacitações e eventos estratégicos. 

Uma das metas do Plano de Trabalho, com o objetivo de fortalecimento da cadeia produtiva de meliponicultura, é a instalação, ainda este ano, de uma unidade experimental de criação de abelha-rainha no dentro do complexo do Centro de Treinamento Agroecológico, Inovação Tecnológica e Pesquisa Aplicada do Nordeste Paraense (UDB), em Bragança

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Produtores e extensionistas da Emater-DF participam de excursão técnica ao Espírito Santo para conhecer maior polo de gengibre do Brasil

Próximo

Produção orgânica e agroecologia cresce em Campinas e se consolida como alternativas sustentáveis no campo

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}