Amanhã, dia 5 de junho, será realizado o dia de Campo “Sistemas agroflorestais como alternativa para mitigação da adversidade do clima e combate à fome”, em Cidelândia, no Maranhão. O evento é uma parceria entre Embrapa Maranhão, FUNAI, Prefeitura Municipal de Cidelândia, Secretaria de Estado da Agricultura Familiar – SAF, Associação dos Pequenos Produtores do Projeto de Assentamento da fazenda São Jorge, Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras de Cidelândia e Fundo Vale. O dia de campo será na propriedade do produtor Luiz Gonzaga, localizada no projeto de assentamento da fazenda São Jorge, e reunirá agricultores familiares, instituições parceiras e representantes do poder público.
Serão apresentados os resultados dos Projetos “Tecnologias sustentáveis para o fortalecimento da fruticultura no Maranhão (TECFRUTI)” e “Sistemas agroflorestais para mitigação do clima e da fome”. Ambos os projetos eram parte do Projeto Integrado para a Produção e Manejo Sustentável do Bioma Amazônia, financiado pelo Fundo Amazônia e pelo Fundo Vale, respectivamente. Dentre os vários resultados alcançados, destaca-se o estudo prospectivo o qual indicou que o desenho de sistemas agroflorestais (SAFs) com ênfase em fruticultura é uma alternativa produtiva viável para mitigar a fome e as mudanças climáticas no Brasil, além de possibilitar o aumento da renda e melhorar as condições sociais e a qualidade de vida dos produtores.
Comprovou-se que o cultivo de espécies florestais, combinadas e integradas com culturas anuais, olericultura, fruticultura e/ou animais nas propriedades familiares, quando planejados e manejados de forma adequada, consistem em alternativas importantes para a diversificação da produção e oferta de alimentos.
“É um trabalho que já vem sendo desenvolvido há cinco anos, com foco em sustentabilidade, infraestrutura e produção de alimentos saudáveis”, destaca Carlos Vitoriano, coordenador do evento.
A programação terá início com abertura oficial, realizada pelo chefe-geral da Embrapa Maranhão, Marco Bonfim. Em seguida, será apresentada uma atividade técnica sobre instalação e manejo dos sistemas agroflorestais, conduzida por Carlos Vitoriano e Nelcimar Reis de Souza. Posteriormente os participantes poderão acompanhar os relatos de quem vivencia os SAFs no dia a dia: o produtor rural Luiz Gonzaga Santos, anfitrião do evento, e a agricultora Maria Goretti Souza de Oliveira. Ambos vão compartilhar as experiências com a implantação dos sistemas agroflorestais.
Flávia Bessa (MTb 4469/DF)
Embrapa Maranhão
Contatos para a imprensa
[email protected]
Telefone: 61 99221-9484