Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
Pequenos e MédiosPolíticaTecnologia
03/06/2025
Asbraer

IDR-Paraná discute o protagonismo feminino no campo

0
0

​Os eventos fazem parte das comemorações da Semana Estadual da Mulher do Campo

03/06/2025 | Assessoria de Comunicação – IDR-Paraná

Foto – Reprodução IDR-Paraná

​

Com uma extensa agenda de eventos, o IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná) reuniu mulheres de todas as regiões do estado para discutir sua participação na agricultura. Os eventos fazem parte das comemorações da Semana Estadual da Mulher do Campo, celebrada na última semana de maio, conforme a lei estadual nº 20.675, de 2021.

De acordo com Natalino Avance de Souza, diretor-presidente do IDR-Paraná esta lei tem como objetivo criar um ambiente para discutir o papel da mulher na agricultura e as políticas públicas que venham a contribuir com a qualidade de vida da mulher que trabalha no campo. “O meio rural, normalmente, é um meio mais árido, é fundamental a participação das mulheres para quebrar um pouco esta aridez. Por isso o IDR-Paraná fez o esforço de criar esta agenda de eventos e discutir com as mulheres o papel delas na agricultura. Não tem como negar que a mulher tem mais sensibilidade, está ligada na inovação e cuida da família, isso torna o nosso rural menos árido”, afirma, Natalino.

A primeira-dama do estado Luciana Saito Massa participou do evento realizado em Astorga que recebeu mais de 300 agricultoras locais. Luciana destacou o trabalho do IDR-Paraná com a família rural e em especial com as mulheres. “Participar deste encontro e ver de perto a força e a sensibilidade das mulheres do campo é profundamente emocionante. São elas que, com amor, coragem e sabedoria, cultivam não apenas a terra, mas também os valores que sustentam as famílias e as comunidades rurais do nosso Paraná. O trabalho do IDR-Paraná é fundamental para que essas mulheres se sintam cada vez mais valorizadas, reconhecidas e apoiadas, construindo um campo mais justo, humano e cheio de esperança para as próximas gerações”, diz Luciana.

Além de Astorga a semana contou com programação especial em Curiuva, Apucarana, Maringá, Cafelândia, Tamboara, Nova Londrina, Mariópolis, Catanduvas e Marilena; reunindo mais de duas mil agricultoras paranaenses.

Trabalho com as mulheres – De acordo com o Censo Agropecuário 2017, 13% dos estabelecimentos agropecuários do Paraná são comandados por mulheres. Ou seja, cerca de 40 mil propriedades têm a mulher no comando.  O IDR-Paraná tem desenvolvido diversas ações com o objetivo de promover a capacitação e valorização da mulher rural paranaense, incentivando o seu desenvolvimento pessoal e coletivo, por meio do fortalecimento e aperfeiçoamento das suas iniciativas e habilidades de produção, bem como as atividades geradoras de renda que dinamizam a economia feminina rural.

Os extensionistas do IDR-Paraná desenvolvem ações para promover o desenvolvimento da autoestima, da autonomia, da qualificação e habilidades das mulheres em empreendimentos coletivos, despertando seu potencial de liderança, sua capacidade de gerar renda e a participação ativa nos processos decisórios que ocorrem na família e nas organizações. Desta forma, as mulheres são incluídas nos conselhos municipais para contribuírem com a elaboração de planos, projetos e políticas públicas. 

Miriam Fuckner, da área de Promoção Social e Cidadania do IDR-Paraná, ressaltou que a preocupação em incluir as mulheres nos trabalhos do Instituto é constante. Ela ressaltou que por meio do Programa Estadual de Promoção Social e Cidadania, o IDR-Paraná mantém um conjunto de diretrizes técnicas e estratégias para orientar a elaboração de Planos Regionais, visando ampliar e qualificar o serviço de assistência técnica e extensão rural dirigido às famílias rurais em vulnerabilidade e suas organizações, incluindo as mulheres. Segundo Miriam, a intenção deste programa é promover a inclusão socioprodutiva da agricultura familiar, a segurança alimentar e nutricional, melhorar a qualidade de vida, incentivar a produção sustentável, a competitividade e a geração de renda no meio rural. Isso se dá com a transferência de renda para a produção de autoconsumo, à implantação de atividades produtivas geradoras de renda, ações de abastecimento de água e saneamento rural.

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

FIPERJ: Apoio a cadeia produtiva da maricultura no RJ

Próximo

Edital de Chamada Pública N. 001/2025 – Prefeitura de Araraquara/SP

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}