Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
Pequenos e MédiosTecnologia
30/05/2025
Asbraer

Ematerce: Mucambo-CE: Técnicos da Ematerce Realizam Oficina Sobre Apicultura

0
0

Este evento consistiu inicialmente, numa visita a 4 apiários, em diferentes localidades, e teve como objetivo, realizar revisões dos enxames

30/05/2025 | Assessoria de Comunicação – Ematerce

Foto – Reprodução Ematerce

​

Os técnicos da Ematerce de Mucambo-CE, Ivo Azevedo Parente e Paulo Alves de Sousa, com o assessor em apicultura Chico Filho, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos (SEAGRHI) do município, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Mucambo-CE (STRAAF) e o Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (SINTRAF), realizaram uma oficina de apicultura. Este evento consistiu inicialmente, numa visita a 4 apiários, em diferentes localidades, e teve como objetivo, realizar revisões dos enxames, analisando o que cada colmeia necessitava e mostrando o que deveria ser feito para um aumento da produtividade. Dos 4 apiários, 2 estão na região de Poço Verde, que fica a 13 km da sede, e 2 nas comunidades Bananeira, há 15 km da sede e Morrinhos, a 12 km da sede.

Os apicultores relataram alguns problemas em seus enxames, dentre eles, baixa produção de mel, enxames fracos, um aumento nas enxameações e ataque de algumas pragas, como o forídeo. Chico Filho fez uma rápida apresentação sobre a biologia das abelhas, enfatizando algumas características naturais das abelhas. Na parte prática visitaram os apiários, começando por revisões em um enxame fraco, detectando a ausência da abelha rainha, grande quantidade de zangões, alvéolos com mais de um ovo e baixa quantidade de abelhas-operárias.

O extensionista orientador explicou que quando o enxame se encontra neste estado, chamamos de enxame zanganeiro, pois a colmeia não possui rainha, e as operárias é quem fazem a postura, nascendo apenas zangões e zangão não produz mel, apenas consome. Outros problemas encontrados nos apiários, foram a ausência de cera nos quadros, rainha velha e ausência de melgueira, retardando a produção de mel.

Outro problema observado foi de quadros com ausência de cera alveolada, Chico Filho ressalta que quando não fornecemos cera alveolada, as abelhas gastam muito tempo e energia para produzirem a própria cera, mas quando fornecemos cera nos quadros, facilitamos a vida e o trabalho delas, já que gastam menos energia, otimizando o tempo de produção de crias e mel.

Quanto a incidência de pragas, Chico Filho ressaltou que quando o enxame está forte, com cera de qualidade, rainha nova e bem populoso, dificilmente as pragas costumam causar algum dano, as próprias abelhas combatem. O apicultor deve ir ao apiário pelo menos uma vez por semana, pois facilita o manejo e a identificação dos problemas, conseguindo solucioná-los a tempo, não perdendo, assim, a produção, enxames e, consequentemente, aumentando a produtividade.

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

IPA inicia ciclo de Reuniões Técnicas com palestra sobre controle da cigarrinha em Passira

Próximo

Ematerce: Mucambo-CE: Técnicos da Ematerce Realizam Oficina Sobre Apicultura

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}