Foto: Ascom APCA
Acadêmicas e acadêmicos da APCA posam para foto na solenidade de posse dos novos membros
Na tarde de terça (27), a Academia Pernambucana de Ciência Agronômica (APCA) celebrou os seus 41 anos de instalação com solenidade no Auditório Ruy Carlos do Rêgo Barros, no Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), no Recife, PE.
Na ocasião, tomaram posse os Novos Acadêmicos Titulares da Embrapa – os engenheiros-agrônomos Josué Francisco da Silva Junior, da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Manoel Abílio de Queiroz, pesquisador aposentado da Embrapa Semiárido, atualmente na Universidade do Estado da Bahia, Maria Auxiliadora Coêlho de Lima e Pedro Carlos Gama da Silva, ambos da Embrapa Semiárido, e Vania Trindade Barrêtto Canuto, da Embrapa Algodão.
Além de pesquisadores e pesquisadores da Embrapa, foram empossados os engenheiros-agrônomos Alexandre Carneiro Leão de Mello (UFRPE), Ceres Duarte Guedes Cabral de Almeida (UFRPE-Codai), Ellen Karine Diniz Viégas (UFRPE-UAST), Jorge Luiz Schirmer Mattos (UFRPE), José Nildo Tabosa (IPA) e Luiz Jorge da Gama Wanderley (Hortivale Sementes do Vale Ltda.).
Também foram empossados os membros da Diretoria da entidade par a gestão 2025-2026 – os engenheiros-agrônomos Antônio Félix da Costa (IPA), eleito presidente, e os diretores Vivian Loges (UFRPE), Vania Trindade Barrêtto Canuto (Embrapa Algodão), Josué Francisco da Silva Junior (Embrapa Tabuleiros Costeiros), Rosimar dos Santos Musser (UFRPE), Ceres Duarte Guedes Cabral de Almeida (UFRPE/Codai), Gilvan Pio Ribeiro (UFRPE) e Djalma Euzébio Simões Neto (UFRPE).
O evento foi conduzido pelo acadêmico José Antônio Aleixo (UFRPE) que apresentou as homenagens in memoriamaos engenheiros-agrônomos membros da APCA – Eudes Souza Leão Pinto (UFRPE), Mário de Andrade Lira (UFRPE), Hélvio Azevedo de Queiroz (Embrapa), Múcio de Barros Wanderley (IPA), Gabriel Alves Maciel (IPA), Antônio Carlos de Souza Reis (IPA), José Henrique Pinto da Carvalheira (UFRPE), Romero Marinho de Moura (UFRPE) e Mauro Carneiro dos Santos (UFRPE).
O coquetel servido ao final foi elaborado pelos professores e alunos do curso de Gastronomia da Universidade Federal Rural de Pernambuco e foi concebido a partir da culinária regional com toques de produtos da biodiversidade local.
APCA
A APCA foi criada em 30 de setembro de 1983 pelo engenheiro-agrônomo e professor Eudes de Souza Leão Pinto, e tem sua sede na UFRPE. Foi a primeira academia do gênero no país e é constituída por 30 acadêmicos e respectivos patronos, todos profissionais de elevada competência e reconhecimento público nas suas áreas de atuação.
A Academia é uma organização independente, que promove a ciência agronômica e a produção de conhecimento relacionada ao tema, sendo um fórum onde engenheiros-agrônomos se reúnem para debater ideias e partilhar conhecimentos, promover e estimular a investigação científica e suprir a sociedade com orientações independentes e objetivas em matérias relacionadas à ciência agronômica e à tecnologia.
Saulo Coelho (MTb/SE 1065)
Embrapa Tabuleiros Costeiros
Contatos para a imprensa
[email protected]
Telefone: (79) 4009-1381