Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
Pequenos e MédiosTecnologia
28/05/2025
Asbraer

AgroBrasília 2025: Emater-DF mobilizou produtores, ampliou parcerias e ofereceu soluções e tecnologias acessíveis em dez circuitos

0
0

Feira agrícola, que teve recorde de público, consolidou posição da Emater-DF como referência em extensão rural oficial

28/05/2025 | Assessoria de Comunicação – Emater/DF

Foto – Reprodução Emater-DF

​

A AgroBrasília 2025, uma das maiores feiras agropecuárias do Centro-Oeste, encerrou no último sábado (24) com números expressivos. Durante os cinco dias do evento, de acordo com a organização da feira, foram 188 mil visitantes e um volume de negócios que chegou a R$ 5,1 bilhões. A Emater-DF, presença tradicional no evento desde sua criação, mais uma vez se destacou com dez circuitos tecnológicos, que receberam mais de 3 mil produtores da agricultura familiar, do Distrito Federal e da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride), trazidos pela empresa por meio de excurssões e que participaram de visitas guiadas, além de todo o público espontâneo geral da feira que passou pelo espaço.

Produtores e técnicos de 23 municípios de Goiás e Minas Gerais, além de diversas delegações internacionais, também marcaram presença nos circuitos da Emater-DF, consolidando como espaço de difusão de tecnologia, inovação e fortalecimento da agricultura. Além de parlamentares distritais e federais, o espaço da Emater-DF na feira também foi visitado pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e pela vice-governadora Celina Leão.

Dia Internacional na AgroBrasília reuniu representantes de mais de 20 países para conhecer a feira

Para o presidente da Emater-DF,Cleison Duval, o prestígio do espaço da empresa é reflexo da importância do serviço oficial de assistência técnica e extensão rural. “Foi uma oportunidade de reforçar nossas parcerias institucionais e fortalecer a nossa marca junto aos produtores e à sociedade”, destacou. “Os estandes e circuitos estavam muito bem organizados, com nossos técnicos atendendo de forma atenciosa e profissional. Isso é fruto de um planejamento sério e comprometido”, ressaltou.

O coordenador de Operações da Emater-DF, Fabiano Carvalho, ressaltou que os circuitos abrangeram todas as cadeias produtivas do Distrito Federal: “Apresentamos tecnologias de baixo custo, que podem ser aplicadas em pequenas propriedades, com bons resultados financeiros. Nosso objetivo foi demonstrar técnicas e equipamentos que agreguem valor à produção local”.

O movimento na Feira Rural também surpreendeu positivamente. A produtora de artesanato Sheila Miranda, do núcleo rural Alexandre de Gusmão, celebrou as vendas: “Zerei o estoque! Muitos clientes de anos anteriores voltaram e também fizemos novas vendas”, comemorou.

Mais crédito para agricultura

Além da exposição de tecnologias, a Emater-DF aproveitou a AgroBrasília para ampliar o acesso ao crédito rural. Foi firmado um Acordo de Cooperação Técnica com o Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil (Sicoob), que se soma a instituições como Banco de Brasília (BRB), Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal (CEF) e Sicredi. A parceria permitirá ampliar o alcance dos projetos elaborados pelos extensionistas da Emater-DF, garantindo mais recursos para o fortalecimento das pequenas propriedades.

Maria Aparecida recebeu crédito para investimento na propriedade

Foi ainda durante a feira, que a produtora Maria Aparecida, 54 anos, do Assentamento Oziel Alves III, acompanhada pela Emater-DF há 14 anos, conseguiu o acesso ao crédito via Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), pelo Banco do Brasil, para investir em gado e na melhoria da estrutura da sua propriedade.  “Minha expectativa é fazer esse crédito multiplicar. Quero comprar uma ordenhadeira mecânica, três vacas e uma máquina de lavar o curral. Com o apoio da Emater, que me atende desde o começo, consegui elaborar o projeto, encaminhar ao banco e realizar esse sonho. Amo o que faço, mexo com leite, faço queijo e quero, no futuro, montar minha própria agroindústria”, compartilhou ela, que emendou: “A Emater não é dez, é mil!”

O presidente da Emater-DF, Cleison Duval, reforçou a importância desse momento: “O DF tem muitos produtores aptos a acessar crédito via Pronaf. Nosso desafio é facilitar esse acesso, apoiar a regularização das agroindústrias e transformar a realidade dessas famílias. A entrega de crédito e a estruturação das agroindústrias, como queijarias, geleias e panificados, vão mudar a cara da agricultura do DF”.

Ele ainda comemorou a recente conquista na regulamentação das queijarias artesanais, com apoio do Governo do Distrito Federal: “Em breve, entregaremos o resultado de um esforço coletivo que vai destravar a agroindústria de queijos no DF. Já somos referência e nossos queijos têm recebido prêmios nacionais e internacionais”.

​Produtores rurais que integram a Rota do Queijo

Durante a feira, a Emater-DF também realizou a entrega de 64 certificados a jovens participantes do programa “Filhos Deste Solo”, que prepara filhos e filhas de agricultores para empreender e dar continuidade aos negócios da família no campo.

No penúltimo dia, sexta-feira (23), produtores rurais de leite e de queijo que integram a Rota do Queijo participaram de uma visita guiada ao Circuito da Bovinocultura e também da Agroindústria, ambos focados e Boas Práticas e questões sustentáveis e eficientes na pecuária leiteira e na agregação de valor aos produtos. Ao final, os produtores participantes prepararam uma mesa de degustação com queijos premiados no I Concurso Distrital de Queijos da Emater-DF realizado em 2024. O Circuito da Agroindústria também recebeu a visita do governador Ibaneis Rocha e da vice-govrnadora Celina Leão.

I Encontro da Cafeicultura

Já no último dia do evento, a Emater-DF, em parceria com a Elo Rural, promoveu o 1º Encontro de Cafeicultura do DF e Ride (Região Integrada de Desenvolvimento Econômico). O encontro reuniu produtores e técnicos para debater o avanço da cadeia produtiva do café, valorizar quem já está estabelecido e estimular boas práticas. Cinco produtores rurais foram homenageados pelo trabalho pioneiro e pela excelência na produção de cafés na Capital.A cafeicultura no DF movimenta quase R$ 23 milhões ao ano e envolve 138 produtores, com produção superior a 966 toneladas.

​No Encontro da Cafeicultura, produtores rurais pioneiros e que estão se destacando na cadeia produtiva foram homenageados

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Emater-PA Marituba garante emissão de CAF para agricultores da comunidade Mariquita

Próximo

Emater-RS: Curso leva informações importantes para viticultoras de Garibaldi

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}