Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
ClimaNatureza
26/05/2025
Embrapa

XV Workshop Latino-Americano de Digestão Anaeróbia aceita submissões até 31 de maio

0
0
 -

Estão abertas até o dia 31 de maio de 2025 as submissões de trabalhos científicos para o XV Workshop e Simpósio Latino-Americano de Digestão Anaeróbia, que será realizado entre os dias 14 e 17 de outubro de 2025, no Hotel Oásis Imperial Fortaleza, em Fortaleza (CE). O evento é o principal fórum científico sobre digestão anaeróbia (DA) na América Latina e reunirá cientistas de diferentes países em torno de temas como biogás, transição energética e economia circular.  Informações sobre inscrições, submissões e programação estão disponíveis em daal.ufc.br

A digestão anaeróbia é um processo biológico sustentável utilizado no tratamento de resíduos orgânicos, que recupera nutrientes, reutiliza água e gera energia renovável (hidrogênio e metano). Dessa forma, reduz a poluição e as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), favorece a economia circular e contribui para as temáticas de mudanças climáticas e descarbonização. 

O processo é uma alternativa para solucionar um dos principais desafios do agronegócio: a gestão eficiente dos resíduos orgânicos. Por meio da digestão anaeróbia, o material orgânico pode ser convertido em biogás e hidrogênio — fontes renováveis de energia — ou em biofertilizantes de alta qualidade. “Essa abordagem não apenas mitiga impactos ambientais, mas também fortalece a cadeia produtiva do agronegócio, impulsionando a economia circular e garantindo maior segurança energética para o setor”, afirma o presidente do evento, o pesquisador da Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza – CE) Renato Carrhá Leitão.

Como explica, na produção agrícola, muitos resíduos são deixados nos campos, enquanto nas indústrias, a destinação mais comum ainda são os aterros sanitários. “Esse cenário resulta em emissões significativas de gases de efeito estufa e na perda do valioso potencial energético contido na biomassa”, diz Renato Carrhá.

O professor André Bezerra dos Santos, do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da Universidade Federal do Ceará, que também atua como presidente do evento, destaca que a digestão anaeróbia é uma solução estratégica para transformar resíduos em recursos, promover a geração de energia limpa e integrar práticas sustentáveis, contribuindo diretamente para a descarbonização da economia.

O evento

O simpósio promoverá a troca de conhecimento entre academia, sociedade, órgãos governamentais e setor empresarial sobre o uso da digestão anaeróbia. Serão discutidos temas como tratamento anaeróbio de resíduos sólidos e líquidos, revalorização de resíduos, transição energética e captura de CO₂, recuperação de energia via metano ou hidrogênio, recuperação de nutrientes e compostos químicos, reuso de águas e lodo, entre outros produtos, o que enfatiza a sua contribuição para a economia circular.

Podem participar do evento estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, profissionais da área, gestores, políticos, projetistas, instituições de fomento, empresas atuantes no setor do saneamento, indústrias, órgãos públicos e empresas privadas, ONGs e organismos de cooperação internacional interessados e atuantes na área da digestão anaeróbia, energias renováveis, biomassa, tratamento de esgoto, resíduos sólidos, lodo, uso racional da água, nutrientes e energia.

 O Simpósio é realizado pela Universidade Federal do Ceará e pela Embrapa, com apoio organizacional da Fundação ASTEF, Essencial Eventos e International Water Association (IWA). Além disso, conta com o apoio institucional do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto (INCT ETEs Sustentáveis), Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Sociedade Brasileira de Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuárias e Agroindustriais (Sbera), Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, Rede Verdes e CIBiogás Energias Renováveis. Diversas instituições e empresas estão apoiando financeiramente esse evento, em destaque estão a CAPES, CNPq, Marquise Ambiental, TPF Engenharia, Recovery Tecnologias Ambientais, Rotária do Brasil, Anaero Technologies, BPC Instruments, e o Grupo Ritter.

Sobre Digestão Anaeróbia

A digestão anaeróbia é um processo natural de degradação da matéria orgânica no qual microrganismos, na ausência de oxigênio, convertem grande parte do material em biogás, composto principalmente por metano (CH₄) e dióxido de carbono (CO₂). Esse fenômeno ocorre em diversos ambientes naturais que contêm resíduos orgânicos sem contato direto com a atmosfera – como no sistema digestivo de ruminantes, em pântanos e em sistemas de esgoto – além de ser amplamente aplicado em ambientes controlados, como os biodigestores chamados de reatores anaeróbios. Esse processo biológico possui diversas aplicações no tratamento de resíduos orgânicos e efluentes. A implementação de reatores anaeróbios reduz custos operacionais nas etapas subsequentes do tratamento, viabiliza a produção de energia renovável a partir do biogás e permite a recuperação de nutrientes por meio do lodo gerado.  Além disso, contribui para a mitigação das emissões de gases de efeito estufa e oferece outras soluções sustentáveis.

Verônica Freire (MTb 01125/JP)
Embrapa Agroindústria Tropical

Contatos para a imprensa
[email protected]

Escrito por: Embrapa

Anterior

Semiárido Show 2025 acontece em agosto com tema focado na inclusão socioprodutiva e alinhamento à COP 30

Próximo

Emater-DF: Fruticultura cresce no DF e aposta em tecnologias para aumentar produtividade

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}