Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
ClimaNaturezaPequenos e Médios
23/05/2025
Asbraer

Emater-PA: Mais de 30 CAFs são entregues a produtores rurais em ação do programa Marajó Sustentável

0
0

Iniciativa da EMATER-PA e SEDAP beneficia comunidades ribeirinhas com foco em conservação ambiental e geração de renda​

23/05/2025 | Assessoria de Comunicação – Emater/PA

Foto – Reprodução Emater-PA

​

Produtores e agricultores rurais da comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na localidade do Rio Aramã, em Anajás, estão sendo contemplados com a entrega de mais de 30 Cadastros da Agricultura Familiar (CAF) por meio da ação do programa Marajó Sustentável. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (EMATER-PA) e a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (SEDAP) cujo objetivo é valorizar o trabalho dos ribeirinhos que atuam no manejo do seringal nativo, promovendo a conservação da natureza com foco em uma fonte de renda sustentável.

A ação iniciou no dia 19 de maio e seguirá até o dia 28 deste mês, atendendo mais de seis comunidades do município de Anajás com serviços voltados ao CAF e ao Cadastro Ambiental Rural (CAR). A atividade tem como finalidade facilitar o acesso dos produtores locais ao crédito rural e a programas de governo voltados à agricultura familiar e ao desenvolvimento sustentável.

Criado em 2022, o programa Marajó Sustentável realiza, anualmente, ações itinerantes voltadas à melhoria da qualidade de vida dos povos ribeirinhos, agricultores e produtores locais. Neste ano, uma equipe composta por seis técnicos da EMATER, além de representantes da SEDAP e de diferentes Escritórios Locais (ESLOCs), está à frente do mutirão em Anajás.

Entre os profissionais que integram a ação estão: Fredson da Silva (assessor da EMATER-PA), Deivid Teixeira e Ariolando Belford (representantes da SEDAP), Fabrícia Barros (coordenadora adjunta regional do Marajó), Darcyleide Corrêa (chefe do Esloc Anajás), Bruna Paula Santos (Esloc Boa Vista), Manoel Azevedo (Esloc Oeiras do Pará), Lenize Alves (técnica assistente), José Nilton (Esloc Melgaço) e Wanderley Rivas (Esloc Ananindeua).

A ação reforça o compromisso do governo do Estado com a promoção do desenvolvimento sustentável nas regiões ribeirinhas, valorizando os saberes tradicionais e a conservação ambiental como aliados do progresso econômico no arquipélago do Marajó.

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Idam recomenda medidas sanitárias para prevenir a entrada da gripe aviária no Amazonas

Próximo

Com mobilização da Emater-PA, evento atualiza pescadores de Afuá sobre camarão-amazônico

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}