Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
Natureza
23/05/2025
Asbraer

Idam recomenda medidas sanitárias para prevenir a entrada da gripe aviária no Amazonas

0
0

Avicultores devem proteger as aves do contato com outros animais silvestres, além de instalar um bloqueio sanitário na propriedade

23/05/2025 | Assessoria de Comunicação – Idam

Foto – Reprodução Idam

​

A fim de prevenir a entrada da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) no Amazonas, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) alerta aos avicultores que adotem medidas sanitárias para fortalecer a biossegurança nas granjas e na avicultura de subsistência no estado.

O médico veterinário da Gerência de Apoio à Produção Animal (Gepan), David Lago, esclarece que, apesar de não oferecer risco ao consumidor, o vírus é um risco à saúde dos trabalhadores rurais que tiverem contato com aves doentes. Além disso, a gripe aviária é altamente prejudicial à produção avícola, pois ocasiona a morte das aves.

“Os avicultores precisam estar atentos às formas de contaminação e devem intensificar os cuidados com aves, sobretudo, nas áreas que fazem fronteira com os estados e países onde existem casos confirmados ou sob investigação”, frisou.

O veterinário orienta os avicultores que “protejam suas aves de contatos externos, seja com outras aves e animais silvestres, de pessoas e restrinjam os veículos que entram na propriedade com intuito de evitar a contaminação”.

Recomendações sanitárias

É recomendado aos produtores que instalem um bloqueio sanitário na entrada da propriedade contendo um sistema de desinfecção de veículos, que pode ser através de arcolúvel ou pulverizador costal, com funcionamento manual ou automatizado.

Também é indicada a instalação de telas com medidas não superiores a 2,54 centímetros no aviário, com objetivo de evitar o contato com aves silvestres. É necessário, ainda, fazer a desinfecção de veículos, proibir o acesso de pessoas, manter as instalações e áreas limpas e colocar um caixote de cal virgem na entrada de cada aviário.

“Em relação ao manuseio dos animais, é preciso manter os comedouros e bebedouros limpos, proteger as caixas d’água e os estoques de ração, não fornecer água de superfície as aves e impedir o acesso delas a fontes de água como lagos e açudes”, orientou Lago.

O descarte adequado de carcaças, ovos e restos de ração também é importante para não atrair aves e animais silvestres. O técnico indica que a melhor medida de combate à gripe aviária é a proteção das aves confinadas, não confinadas e de subsistência.

“É fundamental que a população colabore, nesse momento, seguindo as recomendações sanitárias de não ter contato com aves silvestres, não tocar em animais mortos ou doentes, higienizar bem as mãos e não adentrar locais em que há produção avícola”, finalizou o médico veterinário.

FOTOS: Arquivo/Idam

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Edital Chamada Pública 001/2025 – Prefeitura Municipal de Guaraçaí/SP

Próximo

Emater-PA: Mais de 30 CAFs são entregues a produtores rurais em ação do programa Marajó Sustentável

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}