Foto: Maria Clara Guaraldo
Presidente da Embrapa participa de mesa com ministros da agricultura africanos e ministro brasileiro da pesca
Presidente da Embrapa participa de painel no Itamaraty com ministros africanos e brasileiro e mantém encontros bilaterais com países do continente
Na manhã desta quinta-feira (22), terceiro dia do II Diálogo Brasil –África sobre Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural, coordenado pelo Ministério das Relações Exteriores, a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, ministros brasileiros e africanos destacaram a importância do investimento em ciência e tecnologia para o fortalecimento da agricultura.
“Ciência e tecnologia garantirão segurança alimentar para a população africana, são milhares em situação de má nutrição. Precisamos de intercâmbio em tecnologias para geramos inovação em produção de alimentos e de energia”, afirmou o ministro da Agricultura e Segurança e Alimentar da Nigéria, Abubakar Kyari . Ele enfatizou a importância da participação das mulheres nas pequenas comunidades rurais (foto ao lado).
Silvia participou do painel Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação para os sistemas agroalimentares terrestres e aquáticos, no Palácio do Itamaraty, com os ministros africanos da Agricultura de Essuatini, Mandla Tshawuka, e da Nigéria, Abubakar Kyari, além do ministro brasileiro da Pesca e Aquicultura, André de Paula. O moderador foi o secretário de Promoção Comercial, Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Embaixador Laudemar Gonçalves de Aguiar Neto.
A abertura do terceiro dia do II Diálogo Brasil África contou com a presença da primeira dama Janja Lula da Silva, do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, do ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, da diretora-executiva da Agência de Desenvolvimento da União Africana – NEPAD (AUDA-NEPAD), Nardos Bekele-Thomas e do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, Wellington Dias.
“Temos muito que aprender também com a África, valorizar os saberes locais das comunidades tradicionais e com a Cooperação Sul-Sul teremos a missão de ajudar a garantir a segurança alimentar no planeta. É uma questão de paz mundial”, afirmou a presidente da Embrapa. Para ela o principal objetivo do II Diálogo Brasil África é mostrar o fortalecimento desta cooperação.
Silvia ressaltou que o foco da Embrapa nesta década é gerar segurança alimentar, com a produção de alimentos, fibras e energia, porém a partir de uma agricultura resiliente às mudanças climáticas, valorizando comunidades e turismo locais, associado à saúde única e à gastronomia. Hoje a agricultura é multifuncional, em um sistema complexo.
Ressaltou às delegações presentes que o desenvolvimento da agricultura brasileira só se tornou possível porque a Embrapa se tornou uma política do Estado brasileiro. A presidente ressaltou a importância da pesquisa com bioinsumos, lembrou a premiação da pesquisadora da Embrapa Soja, Mariângela Hungria. “Um motivo de orgulho para o Brasil”. Destacou os bioinsumos Biomaphos e Áuras desenvolvidos pela pesquisa da Embrapa.
Silvia lembrou que a Embrapa inicou as pesquisas com o melhoramento genético tradicional, porém suas tecnologias evoluíram e os pesquisadores já atuam com edição gênica e biotecnologia associada a fenotipagem, considerado é um grande avanço para a ciêrncia brasileira
Ela também citou o programa de Agricultura de Baixo Carbono, Zarc, Zarc Manejo, o Programa Nacional de Recuperação de Áreas Degradadas. “Temos estudos que mostram que ao adotarmos o ILPF estocamos 30 quilos de carbono por árvore, enquanto em um sistema tradicional de reflorestamento estocamos 20 quilos”, explicou. E acrescentou: “A agricultura pode fazer parte da solução das mudanças climáticas”.
Reuniões bilaterais para Transferência de Tecnologia ![]() |
Assista a apresentação completa da presidente disponível em https://www.youtube.com/watch?v=9WILX346tTQ
Maria Clara Guaraldo (MTb 5027/MG)
Superintendência de Comunicação (Sucom)
Contatos para a imprensa
[email protected]