Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
Economia
22/05/2025
Asbraer

Rurap: Caravana de Atendimento Rural transforma vidas de agricultores do assentamento Nova Colina em Porto Grande

0
0

A iniciativa na 4º edição, leva serviços, orientações sobre créditos e de novas parcerias as famílias do campo.

22/05/2025 | Assessoria de Comunicação – Rurap

Foto – Reprodução Rurap

​

Os agricultores do Assentamento Nova Colina, no município de Porto Grande, foram beneficiados com a quarta edição da Caravana de Atendimento Rural realizada em parceria pelo Governo do Estado, Federal e iniciativa privada. A ação, nesta terça-feira, 20, tem transformado a realidade dos agricultores familiares do Amapá.

A iniciativa, que já percorreu outros municípios, ganha força a cada edição com o aumento de parcerias. Nesta edição, a ação contou também com a participação da CEA Equatorial, que se soma aos esforços para levar mais cidadania e oportunidades.

Para o coordenador Regional Oeste do Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), Manoel Carlos, a Caravana é para muitos agricultores, a única chance de resolver pendências importantes devido à distância das comunidades.

“Nossa missão aqui é servir aos agricultores com políticas públicas e vamos atender todas as pessoas que comparecerem. O trabalho só finaliza quando o último participante for atendido”, garantiu o coordenador.

Entre os beneficiados está Afonso Lima, de 56 anos, agricultor há mais de três décadas. Ele participou da primeira edição da Caravana de Atendimento Rural, quando conseguiu acesso a uma linha de crédito.

“Sempre sonhei em aumentar minha plantação e isso só foi possível com o financiamento, que já paguei, me possibilitando grandes lucros. A produção de milho e verduras triplicou e hoje vendo na feira e também para a merenda escolar”, contou emocionado o agricultor.

O evento oferece atendimentos técnicos, emissão de documentos, orientações sobre crédito e regularização fundiária, consolidando-se como uma importante ponte entre o poder público e os trabalhadores do campo e da floresta.

Cada Caravana é um passo para fortalecer a agricultura familiar no estado. Com a chegada da CEA Equatorial, incluímos ações de orientação sobre energia rural e pedidos de ligação elétrica para comunidades distantes. A iniciativa é fruto de um esforço coletivo deixando marcas profundas na vida de quem planta, colhe e alimenta o Amapá.

A agricultora Jesiane Silva, moradora do assentamento Nova Colina, há mais de 10 anos, também foi beneficiada com acesso ao crédito rural.

“Consegui criar meus filhos com conforto por meio da agricultura e pagar faculdade particular, pois educação sempre foi prioridade. Agora que consegui a linha de crédito, posso colocar meus planos em prática. Já visualizo minha plantação de açaí e a comercialização na capital. Este é o começo de um futuro próspero”, afirmou.

Seu Damião Henrique, agricultor de Nova Colina, que há mais de duas décadas veio da Paraíba, aproveitou para realizar o Cadastro da Agricultura Familiar (CAF), que trará novos benefícios.

“Sou da Paraíba, mas moro em Vila Colina há 22 anos. Aqui realizei meus sonhos, como plantar uva, morango, ervilha e milho. Muitos diziam que não daria certo pelo clima, mas acreditei e hoje, com assistência técnica, tenho uma plantação produtiva e comercializo na capital, com boa renda”, contou com orgulho.

Durante a Caravana de Atendimento Rural, os agricultores recebem serviços fundamentais para o fortalecimento da agricultura familiar, como:

  • Emissão do Cadastro da Agricultura Familiar (CAF);
  • Regularização do Cadastro Ambiental Rural (CAR);
  • Acesso a linhas de crédito;
  • Capacitações e consultorias;
  • Orientações sobre piscicultura;
  • Regularização fundiária;
  • Programas de incentivo ao desenvolvimento sustentável;
  • Cadastro para a tarifa social de energia elétrica.

 Serviços da CEA Equatorial

  • Negociação de debitos;
  • Parcelamento de contas;
  • Retirada de juros, multas e correções monetárias;
  • Solicitação de nova ligação elétrica;
  • Reclamações por falta de energia.

Caravana de Atendimento Rural

O Estado vem realizando Caravanas pelo Amapá inteiro com o Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), Amapá Terras, Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária (Diagro), Agência de Fomento do Amapá (Afap), e pelas secretarias de Estado de Meio Ambiente (Sema), Pesca e Aquicultura (Sepaq) e do Desenvolvimento Rural (SDR), e agora, a concessionária de energia do estado, CEA Equatorial.

O Ministério do Desenvolvimento Agrária (MDA) e o Instituto Nacional de Colonização Reforma Agrária (Incra) são os órgãos que representam o Governo Federal nas caravanas, juntamente com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Banco da Amazônia (Basa) e a Caixa Econômica Federal (CEF).

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Com o apoio da Emater-PA, pescadores de Limoeiro do Ajuru devem receber R$ 2 milhões de crédito rural

Próximo

Emater-DF firma parceria com Sicoob para ampliar acesso ao crédito rural

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}