Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
Pequenos e MédiosPolítica
21/05/2025
Asbraer

Empaer-MT: Políticas públicas transformam a agricultura familiar mato-grossense e fomentam a renda de produtores

0
0

Seaf e Empaer projetam avanços para 2025, com foco na sustentabilidade, agroecologia, capacitação e ampliação do acesso a mercados

21/05/2025 | Assessoria de Comunicação – Empaer/MT

Foto – Reprodução Empaer/MT

​O segmento tem avançado com eficiência e tecnologia a partir do apoio do Governo de MT através da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf) e da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer). A parceria oferece assistência técnica, insumos, máquinas, implementos agrícolas e apoio à comercialização para milhares de famílias rurais, promovendo o desenvolvimento econômico e social no campo. 

Até maio deste ano, mais de 32 mil produtores já foram atendidos, evidenciando o compromisso da Empaer e da Seaf com o desenvolvimento sustentável e a valorização do meio rural no estado.

“A atuação integrada entre Seaf e Empaer tem sido fundamental para mudar a realidade de muitas famílias. É a presença do Estado onde ela é mais necessária”, afirmou a secretária da Seaf, Andreia Fujioka.

Segundo a Empaer, a Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) tem contribuído para o aumento da produtividade, o uso sustentável dos recursos naturais e a ampliação da renda das famílias agricultoras. Com orientações personalizadas, os técnicos acompanham desde o preparo do solo até a comercialização dos produtos.

Os resultados já podem ser observados em diversas regiões do estado. “Antes, a maioria das famílias plantava apenas para o consumo. Com a aproximação do Estado, elas passaram a produzir melhor e a empreender no setor. Ainda temos desafios, mas também muitas experiências de sucesso”, explicou a secretária da Seaf.

​Tanto a Seaf quanto a Empaer projetam avanços para 2025, com foco na sustentabilidade, agroecologia, capacitação e ampliação do acesso a mercados. “O Governo do Estado está no caminho certo. As políticas públicas de fomento à agricultura familiar nunca estiveram tão próximas do setor”, destacou o presidente da Empaer, Suelme Fernandes.

​

Há cinco anos, Sérgio Velasco deixou o regime celetista para trabalhar com produtos da agricultura familiar. Ele destacou o incentivo oferecido pelo Governo do Estado por meio da Seaf e Empaer. “Esse apoio é essencial. Trabalhamos com o que temos na terra, produzimos e transformamos. A Serra Pantaneira, que eu represento, produz banana chips e também tem um alambique”, contou.

Para Velasco, empatia e parceria são princípios fundamentais no segmento. “Trabalhamos ajudando uns aos outros. Além de usar a banana que produzimos, compramos de outros agricultores familiares. O mesmo vale para a cana. Hoje, eu e minha família vivemos exclusivamente da agricultura familiar”, completou.

​

​

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Atendimento da Emater-PA a extrativistas do Tauá inclui crédito rural e documentação de terra

Próximo

Inovações como bioinsumos, bioflocos e uso de reservatórios são alguns dos destaques do Circuito de Aquicultura da Emater-DF

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}