Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
Pequenos e Médios
15/05/2025
Asbraer

Comunidade do Canto do Ferreira Avança na Organização Produtiva com ATER Empreendimento da AGERP

0
0

​A ação integra o Programa ATER Empreendimento, e contou com a participação de diversas organizações parceiras e membros da associação comunitária​

15/05/2025 | Assessoria de Comunicação – Agerp

Foto – Reprodução Agerp

​

A Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (AGERP) realizou nesta semana, na comunidade Canto do Ferreira, em Chapadinha, uma importante reunião com foco na continuidade do apoio à gestão do empreendimento local. A ação integra o Programa ATER Empreendimento, e contou com a participação de diversas organizações parceiras e membros da associação comunitária.

O encontro reuniu representantes da associação de mulheres quebradeiras de coco, que atuam na indústria do babaçu, produzindo derivados como biscoitos e óleo de babaçu. O grupo tem se destacado não apenas pela produção, mas também pela presença constante em feiras, promovendo os produtos da comunidade.

“A associação já vinha recebendo apoio da AGERP na área de gestão, e agora estamos avançando para o desenvolvimento do empreendimento em si. É um momento importante de transição e fortalecimento”, destacou Josenildo Cardoso, da equipe da AGERP Sede.

O evento também teve a presença de representantes da AGERP Regional de Chapadinha, entre eles Edilânia e Afra Silênio, além de Natália, da equipe da sede. Diversos parceiros se uniram à ação, incluindo SEBRAE, GIZ, IPAM e AGERP. “É um verdadeiro pool de organizações comprometidas com o fortalecimento da comunidade”, afirmou Afra Silênio.

Durante a programação, foi realizada uma apresentação sobre o Programa de Garantia de Preços Mínimos para Produtos da Sociobiodiversidade (PGPMBio), conduzida por um representante da SEMA e do movimento das quebradeiras de coco. O programa, gerenciado pela CONAB, garante um valor complementar de R$ 2,50 por quilo de amêndoa de babaçu comercializada, com limite de até R$ 2.500,00 por família por ano.

“O PGPMBio é uma política pública que valoriza diretamente o trabalho das quebradeiras, garantindo renda e dignidade a essas mulheres”, pontuou o representante da SEMA durante a apresentação, que teve participação ativa de várias comunidades locais.

Para Natália, da AGERP, o momento foi também de aprendizado e troca: “Tivemos debates muito produtivos, e o envolvimento das comunidades mostra como essas ações têm impacto real no cotidiano das famílias. O nosso papel, por meio da AGERP e do ATER Empreendimento, é justamente garantir esse apoio técnico e de gestão.”

A comunidade Canto do Ferreira possui uma área dedicada à indústria do babassu, o que fortalece ainda mais o potencial produtivo e organizativo da associação. Segundo Edilânia, o evento reflete a essência do trabalho da AGERP na região: “É sobre caminhar junto, construir soluções com os próprios agricultores e agricultoras, ouvindo e valorizando suas experiências.

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Produtores participam de ensaios desenvolvidos pela Emdagro sobre variedades de milho em Boquim

Próximo

Edital Nº 1/2025 – PMSGA – ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}