Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
Grãos
15/05/2025
Asbraer

Produtores participam de ensaios desenvolvidos pela Emdagro sobre variedades de milho em Boquim

0
0

​Evento expôs equipamentos que garantem precisão no plantio do milho, com distribuição uniforme de sementes e adubo​

15/05/2025 | Assessoria de Comunicação – Emdagro

Foto – Reprodução Emdagro

​

A Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) realizou nesta quarta-feira, 14, no Centro de Fruticultura, em Boquim, o dia de campo especial para a implantação de “ensaios sobre variedades de milho e equipamentos para plantio”. O evento reuniu técnicos e agricultores familiares com o objetivo de capacitar, apresentar tecnologias de plantio e demonstrar o potencial produtivo das sementes de milho distribuídas pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e da Emdagro, dentro do Programa Sementes do Futuro.

Foram abordadas três variedades de milho: Cruzeta, Potiguar e Crioula. As sementes fazem parte de variedades entregues pelo Estado aos agricultores, como parte da política estadual de incentivo à produção agrícola sustentável. Durante o evento, os participantes conheceram os aspectos produtivos, resistência a pragas, além das características físicas das plantas, como espessura do colmo, porte e altura de inserção da espiga.

Segundo o diretor de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa da Emdagro, Jean Carlos Nascimento, a vitrine instalada no Centro de Citricultura será uma unidade permanente de capacitação. “Esse espaço servirá como referência para a formação continuada dos nossos técnicos. O Programa Sementes do Futuro vai plantar mais de 20 mil hectares de milho em todo o estado, e precisamos de técnicos qualificados para acompanhar esse processo, orientar os agricultores e contribuir para o aumento da produtividade sem agredir o meio ambiente”, destacou.

Jean Carlos ainda ressaltou que o treinamento é completo, com etapas teóricas e práticas: “Aqui mostramos as principais pragas e doenças que atacam as lavouras de milho, novos espaçamentos e características de cada variedade. As atividades continuarão durante os 90 dias de desenvolvimento das plantas, com visitas mensais para observar o crescimento, tamanho da espiga, estrutura e massa da planta. Tudo registrado em relatórios técnicos que serão compartilhados com a Seagri e o Governo do Estado”.

Outro destaque do evento foi a demonstração de plantadeiras e adubadeiras manuais, voltadas especialmente para pequenos produtores. As máquinas garantem precisão no plantio do milho, com distribuição uniforme de sementes e adubo, superando os resultados obtidos com a tradicional matraca, que depende da habilidade manual do operador.

O técnico agrícola Luiz Henrique, da Emdagro, explicou que a plantadeira e adubadeira manual de Empurrar do tipo “bandeira” oferece alta precisão na profundidade e espaçamento do plantio. “Ela proporciona um cultivo mais uniforme e produtivo. O investimento varia entre R$ 1.800 e R$ 3.000, mas o retorno pode ser alcançado já no primeiro ano, com capacidade de plantio de até dois hectares por dia”, afirmou.

O agricultor Agnaldo Guimarães Santana, da comunidade Pista Sete, que já utiliza as plantadeiras no cultivo do amendoim, participou do evento para conhecer as novas variedades de milho. “Fui beneficiado com as sementes do Programa Sementes do Futuro e estou muito animado com o potencial produtivo do milho. Agora, vou aplicar essas informações na minha propriedade”, disse.

Já o agricultor César Rodrigues Santos, do Povoado Mangue Grande, elogiou a realização do evento. “Esses dias especiais são muito importantes, porque nos permitem levar para casa experiências exitosas. Essas variedades são resistentes, têm alto rendimento e um ciclo de produção mais curto, o que faz toda a diferença para nós”, ressaltou.

O técnico Joatônio Ferreira, responsável pela unidade local, enfatizou a importância do monitoramento contínuo da área implantada. “Vamos estar todos os dias acompanhando a lavoura, com pragas, doenças, adubação e demais necessidades. No final do ciclo, vamos entregar um relatório técnico para a Secretaria da Agricultura e o governador, com informações precisas sobre o desempenho das sementes em campo”, concluiu.

Com ações como essa, a Emdagro reforça seu compromisso com a valorização da agricultura familiar, a difusão de tecnologias acessíveis e o fortalecimento da produção de alimentos em Sergipe.

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Agraer viabiliza aposentadorias e apoio técnico a produtores de Nova Alvorada do Sul

Próximo

Comunidade do Canto do Ferreira Avança na Organização Produtiva com ATER Empreendimento da AGERP

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}