Foto: Fernanda Birolo
Em homenagem ao Dia Nacional da Caatinga, celebrado em 28 de abril, a Embrapa Semiárido promoveu uma ação interna especial que uniu valorização do bioma, integração entre os empregados e comemoração dos 50 anos da Unidade. A iniciativa teve como símbolo central o umbuzeiro – uma das árvores que representa a Caatinga – e buscou despertar o sentimento de pertencimento, reconhecimento e conexão com a missão da Unidade.
A ação envolveu a instalação de um grande adesivo em uma das laterais de vidro do hall de entrada da Unidade, com a imagem de um umbuzeiro rodeado pelos nomes de todos os empregados da ativa. O espaço ficará disponível durante o ano para que os empregados e colaboradores possam deixar mensagens à Unidade, utilizando post-its para fixação no painel.
A ação propõe um momento de reflexão, destacando o papel de cada um na construção da história e dos avanços da ciência para o Semiárido. “A ideia é que cada pessoa possa compartilhar uma mensagem de carinho, reconhecimento ou mesmo uma projeção para o futuro. É um gesto simbólico, que também valoriza o ambiente de entrada da nossa Unidade, trazendo cor e vida ao espaço que recepciona quem chega à Embrapa Semiárido”, explica Clarice Rocha, supervisora do NCO.
As mensagens deixadas no painel trazem tons como a satisfação de trabalhar na Empresa, a valorização da pesquisa e o reconhecimento da importância do Bioma em que está inserida a Unidade:
“Sou muito orgulhosa de fazer parte desta grande empresa” (Auxiliadora Pires).
“Eu também faço parte dessa história”. (Juvenal Francisco da Cruz)
“Pertencer à Embrapa Semiárido é acreditar que a Ciência transforma realidades.” (Edimilson Dantas)
“Um jubileu de ouro com tantas conquistas para o povo sertanejo, que hoje produz e exporta para o mundo todo” (Juscileide Dantas)
“Que a Caatinga continue sendo uma fonte de inspiração para nossas ações nos próximos 50 anos!” (Lúcia Kiill)
Passado, presente e futuro
Além do painel do umbuzeiro, as comemorações incluíram um encontro especial entre o passado, o presente e o futuro da Empresa. A Unidade recebeu, no dia 30 de abril, a visita de um grupo de estudantes do ensino fundamental da Escola Vila de Maria, de Petrolina-PE, por meio do programa Embrapa & Escola. Ao mesmo tempo, também recebeu o pesquisador aposentado Lúcio Osório D’Oliveira que, juntamente com a família, decidiu rever a empresa e os amigos em comemoração aos seus 90 anos.
O encontro entre passado, presente e futuro se deu com o plantio de mudas de ipê roxo Handroanthus impetiginosus Mattos – Bignoniaceae), também conhecido como pau d’arco, espécie nativa da Caatinga. O gesto simbólico fez referência a outra ocasião marcante: o plantio um umbuzeiro, no jardim da instituição, em comemoração aos 25 anos da Embrapa Semiárido. Agora, aos 50 anos, a tradição se renova, com o encontro de diferentes gerações.
Clarice Rocha
Embrapa Semiárido
Fernanda Birolo
Embrapa Semiárido