Foto: Alexandre Veloso
Parlamentar recebeu placa de homenagem da chefia da Unidade
Autor de uma emenda parlamentar que viabilizou ações de transferência de tecnologia pela Embrapa Cerrados entre 2024 e 2025, o deputado federal Prof. Reginaldo Veras (DF) esteve na Unidade no dia 5 de maio. O parlamentar foi recebido pelo chefe-geral Sebastião Pedro, acompanhou uma apresentação do chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia, Fábio Faleiro, e recebeu uma placa de homenagem.
A emenda parlamentar número 44490002 LOA 2023 – Pesquisa, Desenvolvimento e Transferência de Tecnologias para a Agropecuária no Distrito Federal teve como objetivo “fortalecer e potencializar as ações de transferência de tecnologia e inovação da Embrapa Cerrados, contribuindo para o desenvolvimento da agricultura sustentável no Brasil”.
Foram destinados R$ 300 mil para a realização de eventos de transferência de tecnologia on-line e presenciais, a manutenção de veículos, a compra de equipamentos para a área de Transferência de Tecnologia e Inovação da Embrapa Cerrados, a atualização de computadores e a manutenção de equipamentos, além da montagem e manutenção de unidades demonstrativas e de referência tecnológica.
Ao fazer a prestação de contas dos recursos investidos, Faleiro destacou que os valores foram aplicados focalizando os três eixos de atuação da Unidade: ampliar o conhecimento, a preservação e a utilização racional dos recursos naturais do Bioma Cerrado; desenvolver sistemas de produção vegetal e animal sustentáveis, buscando o equilíbrio entre a agricultura e o uso dos recursos naturais; e promover a inclusão produtiva, democratizando e dando capilaridade às tecnologias desenvolvidas pela Embrapa, considerando a importância e as particularidades dos pequenos, médios e grandes produtores rurais no Cerrado.
Ele acrescentou que o princípio de atuação da equipe de transferência de tecnologia da Embrapa Cerrados é o Macroprocesso de Inovação da Embrapa. “Essencialmente, não desenvolvemos ações somente de pesquisa. Queremos que a pesquisa seja desenvolvida e validada, que ocorra a transferência da tecnologia e que ela seja adotada e cause impacto”, explicou, citando diversos produtos, eventos, projetos e outras ações de transferência de tecnologia e comunicação realizadas com o apoio dos recursos da emenda parlamentar.
Reginaldo Veras parabenizou a equipe da Unidade. “Fico muito feliz de, como deputado federal, aplicar recursos em pesquisa e ciência”, afirmou, lembrando que já destinou outras emendas a instituições como a Universidade de Brasília e o Instituto Federal de Brasília. “Se tem impacto positivo para a sociedade, tem que ter investimento. E quando vejo o retorno do que vocês entregam, percebo que o recurso público está sendo aplicado com eficiência”, afirmou.
Breno Lobato (MTb 9417/MG)
Embrapa Cerrados
Contatos para a imprensa
[email protected]
Telefone: (61) 3388-9945