Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
Pecuária
09/05/2025
Asbraer

EPAMIG firma parceria com a Gensur Brasil para condução de experimentos em bovinocultura

0
0

A colaboração visa o aprimoramento da produção leiteira, além de análise da adaptabilidade e desempenho dos animais a partir do cruzamento genético.​

09/05/2025 | Assessoria de Comunicação – Epamig

Foto – Reprodução Epamig

​

(Belo Horizonte, 9/5/2025) Conhecidos por sua alta capacidade de produção de leite, rusticidade e adaptação a diferentes condições climáticas, os animais da raça Girolando passam a desempenhar papel importante na condução do novo experimento da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – EPAMIG, desenvolvido em parceria com a empresa Gensur Brasil Agropecuária.

Firmada em janeiro deste ano, a colaboração visa aprimorar as características leiteiras do rebanho do Campo Experimental Risoleta Neves, da EPAMIG, situado em São João Del-Rei (MG). O melhoramento será por meio de cruzamentos genéticos realizados a partir de inseminação artificial com sêmen de touros holandeses da linhagem Frísia, fornecido pela Gensur. 

Fundada em 1989, a Gensur atua no melhoramento genético de bovinos, oferecendo soluções para a produção de gado leiteiro e de corte. Desde 2014, tem parceria com a Livestock Improvment Coorporation – LIC, uma das maiores empresas de genética do mundo, da Nova Zelândia.

Perspectivas e ações da parceria 

As atividades, fruto da parceria, já foram iniciadas. No mês de março, os profissionais da EPAMIG, lotados no Campo Experimental Risoleta Neves, receberam capacitação para se tornarem aptos a realizarem procedimentos de inseminação artificial.

“Por meio das doses de sêmen de reprodutores leiteiros provados da Gensur, se torna viável a utilização da técnica de inseminação artificial no rebanho da EPAMIG. Antes, tínhamos oportunidades limitadas para melhorar a produtividade”, destaca Débora Gomide, pesquisadora da EPAMIG.

“Outro fator importante é que vamos conseguir monitorar o crescimento das bezerras e novilhas e avaliar os resultados desses cruzamentos entre vacas girolando e touros holandeses frisio”, complementa.

A partir dos dados obtidos, a EPAMIG planeja divulgar as informações técnicas aos produtores locais por meio de eventos e materiais informativos. O objetivo é incentivar a adoção do manejo reprodutivo nas propriedades. Além disso, serão elaborados boletins técnicos e artigos científicos em apoio à pesquisa.

“Com os animais desenvolvidos e tendo dados consistentes gerados, acreditamos que também será possível viabilizar para os produtores a aquisição de sêmen e animais de alto padrão genético, visando o fortalecimento e lucratividade da pecuária leiteira”, pontuou a pesquisadora. 

A parceria tem período estimado de dois anos, podendo ser prorrogado de acordo com as necessidades das atividades de pesquisa.  

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

A FIPERJ, por meio do Termo de Cooperação Técnica firmado com o município de Cardoso Moreira, realizou atendimentos a aquicultores locais

Próximo

Equipe vai sistematizar dados da feijocultura no Estado de São Paulo

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}