Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
Insumos
09/05/2025
Asbraer

Sada realiza intercâmbio técnico na Bahia para conhecer experiências inovadoras na produção de cacau

0
0

09/05/2025 | Assessoria de Comunicação – SADA

Foto – Reprodução SADA

​

A Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) realizou uma missão técnica aos municípios de Riachão das Neves e Barreiros, no oeste da Bahia. O objetivo foi conhecer experiências bem-sucedidas da produção de cacau a pleno sol, modelo que vem se destacando nacionalmente por sua inovação e produtividade.

A equipe da Sada foi composta por sete engenheiros agrônomos e extensionistas rurais, que participaram do intercâmbio com foco na troca de conhecimentos e na avaliação da viabilidade de implantar esse modelo produtivo no  Piauí, que apresenta condições climáticas e de solo semelhantes a da região baiana.

Segundo Geyson Moura, diretor de Pesquisa Agrícola, Experimentação Agropecuária e Gestão Ambiental da Sada, a produção de cacau em pleno sol é uma experiência relativamente nova no Brasil, mas já bastante consolidada no oeste baiano. “Tivemos a oportunidade de visitar viveiros e áreas produtivas mantidas pelo Grupo Schmidt, referência na produção de mudas de qualidade, além de conhecer de perto o trabalho desenvolvido pela Coopercacau 1000, Cooperativa que reúne produtores da Distrito de Irrigação Nupeba Rio Grande, município de Riachão das Neves, na Bahia”, destacou.

Durante a visita, os técnicos puderam acompanhar todo o processo produtivo — desde o plantio até a comercialização — de uma cultura que vem transformando a paisagem agrícola da região. Em pouco mais de seis anos, a área cultivada com cacau a pleno sol no oeste da Bahia já se aproxima de mil hectares, mostrando um potencial crescente de expansão.

O diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Sada, André Rocha, também destacou a importância do intercâmbio: “A experiência foi extremamente enriquecedora para os extensionistas da Sada”.

Ele ainda reforçou que o próximo passo é estruturar um projeto piloto para o cultivo de cacau a pleno sol no Piauí, em parceria com instituições, como a Embrapa e universidades locais. “O objetivo é oferecer uma nova alternativa de renda para pequenos e médios produtores, fortalecendo a agricultura familiar e promovendo a diversificação produtiva no estado’’, destacou, o diretor.

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Agerp: Em Brasília, presidente da AGERP se reúne com diretor do MDA para fortalecer políticas de assistência técnica

Próximo

Empaer-PB incentiva política pública do PNAE em Gurinhém

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}