Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
Tecnologia
09/05/2025
Embrapa

Embrapa apresenta duas tecnologias de pulverização na Feibanana

0
0

Foto: Eliana Lima

Em experimentos realizados com tomate e pimentão mostraram que o pulverizador da Embrapa é o mais adequado para o trabalho em estufas e cultivos protegidos.

A Feira de Bananicultura e Agronegócio do Vale do Ribeira (Feibanana), este ano em sua 13ª edição será realizada de 13 a 15 de maio de 2025, em Pariquera-Açu, no Vale do Ribeira, SP.

Consolidada como uma das maiores feiras anuais da cultura do Brasil, com uma estimativa de aproximadamente 10 mil visitantes em quatro dias, o evento é organizado pela Associação dos Bananicultores do Vale do Ribeira (Abavar), instituição sem fins lucrativos fundada em 1996 com o objetivo de representar e auxiliar os produtores do Vale do Ribeira.

A Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) participa desta edição com apresentação do pulverizador costal pneumático eletrostático elétrico, que se destaca por ser mais leve e eficiente do que os modelos convencionais disponíveis no mercado, e um aparelho para calibração de deposição de pulverizações em tratamentos fitossanitários.

De acordo com Aldemir Chaim, pesquisador da Embrapa Meio Ambiente e idealizador das tecnologias, o novo pulverizador vem equipado com um bico pneumático específico, que funciona com um compressor de baixa pressão e baixo volume de ar, e é alimentado por uma bateria de 12 volts e  15 amperes, permitindo pelo menos quatro horas de uso contínuo, comparado às duas horas e 15 minutos do equipamento concorrente. “Os pulverizadores costais pneumáticos agrícolas usam motores movidos a gasolina, sendo pesados, barulhentos e desconfortáveis para o operador, além de produzirem invariavelmente um volume muito grande de vento que, em algumas situações, é prejudicial para as culturas a serem pulverizadas”, explica ele.

Experimentos realizados com tomate e pimentão mostraram que o pulverizador da Embrapa é o mais adequado para o trabalho em estufas e cultivos protegidos, além de ser mais leve e apresentar menor ruído. Possui também um sistema de gatilho pneumático, garantindo a segurança do operador. Outras vantagens incluem uma maior eficiência de deposição de produtos fitossanitários, redução do impacto ambiental e dos custos com tratamentos sanitários.

Além disso, salienta Chaim, “o design inovador resulta em um peso total de aproximadamente 10 kg quando completamente abastecido, significativamente mais leve do que os equipamentos hidráulicos tradicionais”.

Uma outra tecnologia é o Aparelho para calibração de deposição de pulverizações em tratamentos fitossanitários. Uma ferramenta simples e de baixo custo que visa fornecer subsídios aos agricultores para tomarem decisões de calibração de suas pulverizações em condições de campo, fornecendo o grau de cobertura ou de deposição da calda do produto.

O protótipo da Embrapa, que usa bateria de 9 volts, mede a quantidade de luz refletida pela superfície de amostra de papel sensível à água, que é amarela e fica azulada com as gotas do produto de pulverização depositadas em sua superfície.

Segundo Chaim, “este equipamento será utilizado para verificação da qualidade das pulverizações em alvos, com uso de cartão sensível à água, durante a operação de pulverização”. O aparelho pode ser utilizado em culturas de porte rasteiro, arbustivo e arbóreo.

Ele conta que desde 1989 a Embrapa Meio Ambiente vem aperfeiçoando uma tecnologia para medir eletrodeposição de microgotas na faixa de 30 micrômetros e o equipamento finalizado também poderá ser usado por agricultores para calibração de deposição de outros pulverizadores convencionais. Além disso, permitirá que um maior número de produtores rurais, além de pesquisadores e extensionistas, tenham acesso à tecnologia de medição de deposição de calda de pulverização.

A Embrapa Meio Ambiente procura parceiros interessados na fabricação do aparelho de calibração, inédito no mercado, e também do pulverizador costal pneumático eletrostático elétrico, já lançado em 2024, ambos de uso simplificado e de baixo custo em relação aos produtos comerciais já existentes.

Serviço

Data: 13 a 15 de maio de 2025 
Horário: 12 às 23h. A parte da manhã é destinada aos dias de campo.
Local: Centro de Eventos, situado na Av. Olímpica, s/n, ao lado da Rodovia Abílio Previdi (SP-226), Pariquera-Açu, SP

A entrada é franca e para participar é necessário fazer o credenciamento on-line.

Mais informações: https://abavar.com.br/feibanana/

Eliana Lima (MTb 22.047/SP)
Embrapa Meio Ambiente

Contatos para a imprensa
[email protected]
Telefone: (19) 3311.2748 / 99764.7175

Escrito por: Embrapa

Anterior

Equipe vai sistematizar dados da feijocultura no Estado de São Paulo

Próximo

“Produtor que sabe o que quer produz melhor”, afirma pesquisador durante ExpoCam

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}