Foto: Arquivo pessoal
O pesquisador da Embrapa Territorial Angelo Mansur percorreu os municípios paulistas de Angatuba e São Miguel Arcanjo, entre os dias 22 e 25 de abril, para aplicar questionários com os produtores de feijão do Estado. Os formulários visam levantar informações sobre o agricultor e a sua propriedade, além do sistema produtivo, a infraestrutura utilizada para armazenamento e a comercialização do produto final. As informações serão sistematizadas em um banco de dados e vão gerar uma publicação demonstrando o perfil dos feijocultores de São Paulo. As atividades fazem parte do projeto liderado pela pesquisadora Cristiaini Kano.
Como informou Angelo, o porte das propriedades visitadas foi classificado em três tipos: empresarial, para grandes áreas envolvendo várias fazendas e grande número de funcionários; patronal, com áreas e números menores de funcionários; e agricultores familiares, quando o sistema de cultivo é manejado pela mesma família, contando eventualmente com apoio de terceiros.
Em cada uma dessas propriedades, a equipe fez perguntas sobre experiências com aplicação de bioinsumos. Uma das propostas do projeto é avaliar a eficiência agronômica do BiomaPhos e, ao final, propor recomendação de uso do produto para os produtores da região.
As entrevistas contaram com o apoio do bolsista Victor Hugo Araújo Bonduki, da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Nove produtores foram entrevistados pela equipe, sendo seis em Angatuba e três em São Miguel Arcanjo. As visitas foram articuladas pela equipe da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), e o secretário municipal de agricultura de São Miguel Arcanjo, Murilo Augusto de Almeida.
As visitas às propriedades começaram no ano passado. Agora, a equipe fará a sistematização dos dados.
Alan Rodrigues (MTb 2625/CE)
Embrapa Territorial