Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
Tecnologia
08/05/2025
Embrapa

Embrapa leva novidades para a Agrotins 2025

0
0

Foto: Elisângela Santos

Durante o evento, haverá a apresentação da cultivar BRS A503, a última novidade da Embrapa em arroz para Terras Altas

Vitrine de tecnologias e informações sobre piscicultura fazem parte da programação

Apresentação de um novo arroz de Terras Altas para o Tocantins; uma de vitrine de inovações de três mil metros quadrados com 20 cultivares distribuídas entre forrageiras, arroz, gergelim e mandioca; tecnologias nas áreas de piscicultura, fertilidade do solo e sistemas agrícolas; treinamentos para criação de peixes voltados ao pequeno produtor. Como se não bastasse, palestras sobre variados temas em aquicultura e sistemas agrícolas também constam na programação. Enfim, a Embrapa neste ano oferecerá um amplo leque de tecnologias ao público que visitar o estande da empresa, na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins – Agrotins 2025, entre os próximos dias 13 e 17 de maio. O estande da empresa está localizado próximo do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e da Fazendinha da Secretaria Municipal de Agricultura e Serviços do Interior (Seasi).

A maior novidade durante o evento será a apresentação do novo arroz de terras altas BRS A503 no próximo dia 15, às 11h45, no estande do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins). A nova variedade, resultado de uma década de melhoramento genético, vem como mais uma evolução do Arroz de Terras Altas. “A BRS A503 é tolerante ao acamamento, possui alta produtividade e apresenta excelente qualidade de grãos”, descreve o pesquisador da Embrapa Pesca e Aquicultura, Daniel Fragoso, que realizou as análises da nova variedade no Tocantins.

Lançada oficialmente pela Embrapa Arroz e Feijão no último mês de abril, a nova cultivar possui características agronômicas de alto valor, como porte adequado, permanência da folhagem verde por mais tempo (stay green), robustez, excelente contribuição para as culturas que a sucedem e, principalmente, uma qualidade de grãos superior a qualquer outra disponível atualmente no mercado.

Vitrine de tecnologias e bioinsumo

O estande da Embrapa também contará com uma vitrine de tecnologias, com 20 cultivares da empresa, distribuídas entre forrageiras, arroz, gergelim e mandioca. “Vamos apresentar uma série de variedades de mandioca, sendo o maior destaque a BRS Formosa, que possui polpa branca e alto rendimento de farinha de amido”, pontua Gustavo Campos, pesquisador da Embrapa Pesca e Aquicultura.

O visitante também poderá conferir no estande o Auras –  tecnologia resultante de mais de 12 anos de pesquisa, parceria da Embrapa Meio Ambiente (SP) com a NOOA Ciência e Tecnologia Agrícola  (MG). O bioinsumo, que já é usado em milho para combater o estresse hídrico nas plantas, é capaz de reduzir os efeitos causados pelas estiagens prolongadas, minimizando riscos e expressando o potencial das lavouras, e está sendo testado em outras culturas, como soja e feijão.

A tecnologia, desenvolvida pela Embrapa e produzida e distribuída, exclusivamente, pela NOOA, é inspirada em plantas de regiões secas que se associam a microrganismos para tolerar o estresse hídrico e foi encontrada nas raízes do mandacaru, cacto bem conhecido no Semiárido. O bioinsumo Auras é feito a partir da bactéria Bacillus aryabhattai, presente nos solos da Caatinga. “Esses microrganismos são capazes de hidratar as raízes e atuam na fisiologia dos vegetais, fazendo com que respondam melhor à escassez de água”, diz o pesquisador da Embrapa Meio Ambiente Itamar Soares de Melo, líder da pesquisa.

Piscicultura também terá destaque

Como não poderia deixar de ser, tecnologias e treinamentos voltados para a piscicultura também terão destaque durante a Agrotins 2025. Numa parceria Embrapa Pesca e Aquicultura e Ruraltins, durante todo o evento haverá tanques elevados e escavados, com tambaquis e pirarucus, no estande do Ruraltins. No local, especialistas levarão informações sobre noções básicas de piscicultura para os visitantes.

No dia 14, quarta-feira, haverá o “Dia D da Piscicultura”, também no estande do Ruraltins. No local, pesquisadores da Embrapa Pesca e Aquicultura e extensionistas promoverão treinamentos teóricos e práticos sobre criação de peixes. “Vamos falar sobre construção de viveiros, manejo de qualidade de água, despesca, incluindo a parte prática demonstrativa, passando rede no tanque, fazendo biometrias e realizando análise de qualidade da água”, destaca Andrey Costa, gerente de aquicultura e pesca do Ruraltins.

Por fim, a Embrapa Pesca e Aquicultura apresentará aos visitantes a nova Ater+ Digital de Aquicultura – uma plataforma online com vídeos, áudios e materiais com dicas e tecnologias para melhorar a produção, o manejo e a renda na piscicultura familiar. Tudo acessível por computador ou celular, num só lugar, de forma muito simples e prática.

A Ater+ Digital visa fortalecer os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), promovendo tanto ações remotas quanto presenciais. A iniciativa integra tecnologias da informação e comunicação para fornecer, de forma digital, conteúdos mais precisos e objetivos a produtores rurais e técnicos.

“Este ano estamos com um espaço maior e mais bem estruturado do que no ano passado, totalizando 450 metros quadrados de estande e mais 3 mil metros quadrados de vitrine plantada de tecnologias. Participamos da Agrotins desde a sua criação e, no aniversário de 25 anos do evento, temos certeza de que será uma edição especial”, conclui Roberto Flores, chefe de Transferência de Tecnologias da Embrapa Pesca e Aquicultura.

Elisângela Santos (19.500-RJ)
Embrapa Pesca e Aquicultura

Contatos para a imprensa
[email protected]
Telefone: (63) 3229 7834 (Tel e WhatsApp)

Escrito por: Embrapa

Anterior

Embrapa apresenta Hub Matopiba na Agrobalsas 2025

Próximo

Estudantes do Baixo São Francisco conhecem reserva de Mata Atlântica em abril

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}