Foto: Paulo Lanzetta
Caso aprovado, candidato a chefe-geral deve assumir o cargo no dia 1º de agosto
O pesquisador com candidatura homologada para concorrer ao posto de chefe-geral da Embrapa Clima Temperado, Leonardo Ferreira Dutra, defende sua proposta de trabalho em audiência pública a ser realizada no dia 13 de maio, às 10h, no auditório da Unidade, situada no km 78 da BRS 392, em Pelotas (RS). Caso seja aprovado em todas as etapas, Dutra deve ser nomeado em portaria a ser publicada até o dia 7 de julho para assumir o cargo no dia 1º de agosto. O mandato é de dois anos, prorrogável uma vez por igual período.
Conforme a norma do processo, a dinâmica da reunião prevê uma hora de apresentação pelo candidato e até uma hora de perguntas pelos integrantes do Comitê de Seleção de Chefes (CSC) – colegiado responsável por coordenar e conduzir a seleção em cada Unidade, além da análise técnica dos candidatos conforme itens previstos na norma. No momento oportuno, os demais empregados também poderão realizar perguntas.
A audiência, que integra a segunda etapa do processo de seleção, será transmitida on-line para o público interno, visando atender, principalmente, os empregados lotados em bases físicas fora do município, como é o caso da Estação Experimental de Canoinhas (EECan), em Santa Catarina. A última etapa, que engloba a entrevista do candidato com a Diretoria Executiva (DE) da Empresa, bem como a deliberação final, deve ocorrer entre 3 de junho e 2 de julho.
O processo de recrutamento e seleção de candidatos ao cargo de chefe-geral da Unidade teve início no dia 17 de março, com a publicação de edital no Boletim de Comunicações Administrativas da Embrapa (BCA). As inscrições estiveram abertas aos interessados no período entre os dias 24 de março e 2 de abril. A divulgação das candidaturas homologadas ocorreu no dia 9 de abril.
O processo é restrito aos empregados do quadro efetivo da Embrapa, sendo dividido em três etapas: recrutamento, inscrição e homologação de candidaturas; avaliação da habilitação dos candidatos e realização de audiência pública; e avaliação e decisão pela DE e designação do novo chefe-geral pela presidente da Embrapa.
O CSC é composto por sete integrantes: um pesquisador indicado pela DE para atuar como presidente do comitê; um chefe-geral ou adjunto de outra Unidade da Embrapa; um empregado de nível superior da Unidade (pesquisador ou analista); um empregado eleito pelos demais empregados da Unidade; e três profissionais externos à Embrapa com reconhecida reputação e representatividade em áreas afins à empresa. Além disso, o processo conta com um ponto focal na Unidade: a analista Daniela Motta.
Integram o comitê local a pesquisadora e chefe-adjunta de Administração da Embrapa Pecuária Sul (RS), Estefanía Damboriarena (presidente); o chefe-geral da Embrapa Pecuária Sudeste (SP), Alexandre Berndt; o analista da Embrapa Clima Temperado, José Faustini; a pesquisadora da Embrapa Clima Temperado eleita pelos empregados, Caroline Castro; o presidente do Sindicato das Indústrias de Doces e Conservas de Pelotas (Sindocopel), Paulo Crochemore; o extensionista Rural da Emater-RS/Ascar, Gervásio Paulus; e o dirigente do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e Via Campesina, Frei Sérgio Görgen.
Leonardo Dutra é técnico em Agropecuária pelo Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça (CAVG); engenheiro agrônomo, mestre em Agronomia e doutor em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel); e pós-doutor pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Ingressou como pesquisador na Embrapa Florestas (PR) em 2004, sendo transferido à Embrapa Clima Temperado em 2008, onde atua com micropropagação de plantas e conservação de recursos genéticos vegetais. De novembro de 2023 a março de 2025, exerceu a função de chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia na Unidade.
Francisco Lima (13696 DRT/RS)
Embrapa Clima Temperado
Contatos para a imprensa
[email protected]
Telefone: 53 32758113