Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
Pecuária
25/04/2025
Asbraer

Efeito Estufa: Epamig vai avaliar alternativas para reduzir emissão de metano na pecuária bovina

0
0

Reduzir a emissão dos Gases de Efeito Estufa é um compromisso do Governo de Minas, detalhado no Plano Estadual de Ação Climática​

25/04/2025 | Assessoria de Comunicação – Epamig

Foto – Reprodução Epamig

​

(Belo Horizonte – 24/4/2025) Estudar as tecnologias para reduzir a emissão do gás metano, emitido pelos bovinos, é o principal objetivo do projeto que está sendo preparado pela Empresa Pesquisa Agropecuária Mineira (Epamig). O estudo vai auxiliar o Governo de Minas no cumprimento das metas estabelecidas no Plano Estadual de Ação Climática (PLAC) para neutralizar as emissões líquidas de carbono até 2050. Em relação à pecuária, a meta é reduzir a emissão de metano em 36% até 2030 na comparação com a década anterior.

O aquecimento global é o somatório da emissão de diversos Gases de Efeito Estufa (GEE) emitidos por diferentes setores produtivos, uso de combustível fóssil como o petróleo e desmatamento. A pecuária também é um segmento muito cobrado, por conta da emissão do metano, um dos principais gases responsáveis pelo aquecimento global. Ele é produzido dentro do rúmen do bovino, que é uma das quatro partes do estômago do animal. A maior parte desse gás é expelida pelo arroto e uma parte menor pelo “pum” do animal.

Minas Gerais tem o quarto maior rebanho bovino do país e lidera a produção de leite, respondendo por 27% da produção nacional. O Inventário de Emissões e Remoções de GEE, elaborado pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), mostra que a pecuária bovina contribui com cerca de 70% das emissões do setor agropecuário, daí a importância da implementação de ações para uma pecuária neutra.

Segundo a pesquisadora e coordenadora de bovinocultura da Epamig, Edilane Aparecida da Silva, o projeto irá apresentar as alternativas para reduzir a emissão do metano entérico (resultado do processo digestivo) em bovinos de leite.  “Um dos caminhos é estudar os produtos disponíveis no mercado, que são acrescentados na dieta do animal e avaliar a redução da formação do gás metano no processo de fermentação do animal. Esse seria um caminho para ser apontado a curto prazo”, explica.

DCIM100MEDIADJI_0010.JPG

Uma outra vertente da pesquisa, com resultados a médio prazo, é a avaliação do uso de óleos essenciais e oleaginosas, como o caroço de algodão e o óleo de soja, testando qual poderia ser utilizado na dieta para mitigar a produção do metano, sem perder a eficiência na produção do animal.

“Também serão feitos testes de produtos em laboratório. Aqueles que conseguirmos comprovar resultados positivos na redução do metano nos estudos laboratoriais, nós vamos avaliar em bovinos leiteiros. O projeto de pesquisa está pronto para ser apresentado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e às instituições financiadoras”, explica a pesquisadora Edilane Aparecida.

Plano Estadual

O Plano Estadual de Ação Climática (PLAC) foi elaborado com o objetivo de conduzir o Governo de Minas ao cumprimento dos compromissos assumidos na campanha global Race To Zero (Corrida para o Zero) para zerar as emissões gases de efeito estufa até 2050.

Minas Gerais foi o primeiro Estado da América Latina e do Caribe a aderir à campanha. O acordo foi formalizado pelo governador Romeu Zema e o embaixador do Reino Unido no Brasil, Peter Wilson, em 2021, em evento na Cidade Administrativa.

Para o setor agropecuário, além da redução de emissões de metano na pecuária bovina, O Plano Estadual prevê a promoção da agricultura de baixa emissão de carbono e da agricultura orgânica, além e do uso de resíduos agropecuários na produção de energia em substituição aos combustíveis fósseis. As ações são coordenadas pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e, além da Epamig, conta com o apoio da Emater-MG.

Por Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Assessoria de Comunicação Social

Jornalista responsável: Márcia França

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Curso de panificação nutracêutica da Epagri resgata saberes ancestrais sobre PANCs

Próximo

Emater-PA reforça atendimento a quilombolas de Irituia

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}