Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
Trigo
25/04/2025
Asbraer

Curso de panificação nutracêutica da Epagri resgata saberes ancestrais sobre PANCs

0
0

​Ao todo, foram executadas 12 receitas doces e salgadas na cozinha experimental do Centro de Treinamento, entre pães, biscoitos, tortas e até pizza​

25/04/2025 | Assessoria de Comunicação – Epagri

Foto – Reprodução Epagri

​

Um cheirinho delicioso tomou conta da Estação Experimental da Epagri em Itajaí (EEI) nos dias 9 e 10 de abril, durante o Curso de Panificação Nutracêutica, que há 15 anos ensina a comunidade rural a turbinar nutricionalmente as receitas com a adição de plantas alimentícias não convencionais (PANCs). Ao todo, foram executadas 12 receitas doces e salgadas na cozinha experimental do Centro de Treinamento, entre pães, biscoitos, tortas e até pizza.

Foram produzidas 12 receitas doces e salgadas (Fotos: Renata Rosa / Epagri)

“Sempre morei na zona rural e nunca tinha ouvido falar em tupinambor”, se espantou Noemir Raimundi, 55 anos, moradora do Arraial dos Cunha, em Itajaí. Ela complementa a renda da família com a fabricação artesanal de broa de coco, amendoim e fubá que aprendeu com a mãe e avó, e conta que se inscreveu no curso para aprender novas receitas. “Estou muito curiosa para testar em casa. Tudo que a Epagri ensina agrega ao nosso conhecimento”, disse Noemir, que também fez o curso de pratos à base de pitaya. 

A professora aposentada Maria dos Santos Wernke, 63, não perde a chance de aumentar seu repertório de delícias sempre que a Epagri abre inscrição. Ela já fez, inclusive, o curso Flor-E-Ser, que estimula mulheres a empreenderem na agroindústria. Sua especialidade são as geléias com frutas de seu sítio: jabuticaba, banana, laranja, abacaxi e sabores inusitados como café e alho. Sua próxima empreitada será as conservas. “Gosto de criar sabores diferentes e aqui na Epagri é sempre um aprendizado maravilhoso”, elogia.

Extensionistas Márcio Nunes Palhano foi um dos instrutores

A extensionista social de Pomerode, Geisebel Patrício, destaca que as receitas ajudam a difundir o conhecimento sobre as PANCs, que são encontradas na natureza, especialmente em propriedades agroflorestais, e podem enriquecer a alimentação com custo zero. “Elas costumavam ser muito consumidas pelos nossos avós e bisavós. A pouca utilização no cardápio diário aconteceu por causa da monocultura que tomou conta da agricultura convencional. Com isso, a diversidade dessas plantas foi desaparecendo”, explica. 

Do agricultor ao médico 

​

O curso de Panificação Nutracêutica foi elaborado a seis mãos pelos extensionistas Márcio Nunes Palhano, Geisebel Patrício e a gestora do Cetrei, Natália Kominkievicz, para dar suporte à pesquisa sobre o poder nutricional de plantas como ora-pro-nobis, tupinambor, tanchagem e beldroega. Natália conta que as receitas foram desenvolvidas aos poucos, num processo de tentativa e erro, para aproveitar os compostos benéficos das PANCs como flavonóides, polifenóis, antocianinas e ômega 3.

“O início do projeto foi em 2007, quando começaram a estudar plantas medicinais, que depois passaram a se chamar bioativas. O objetivo era promover o plantio e aproveitamento dessas plantas pelas famílias de agricultores na alimentação. Algumas receitas davam certo, outras não. Só depois do processo de desidratação das folhas e raízes para produzir a farinha que evoluímos”, relata. 

O banquete altamente nutritivo contou com pães, biscoitos, bolos, tortas e pizza

Ela conta que, quando as receitas foram selecionadas, o primeiro curso foi dado aos funcionários da EEI para opinarem sobre o sabor e textura dos pães e bolos. “Depois trabalhamos com as extensionistas sociais para multiplicar a informação para professores, agentes de saúde, era um público bem diverso – de agricultor a médico”, lembra Natália. Ela conta que, a partir desse curso surgiram iniciativas bem sucedidas, como o Sítio Flora Bioativas, em Porto Belo. 

“Através do projeto Microbacias, eles montaram uma unidade de beneficiamento para produzir farinha de ora-pro-nobis, açafrão da terra e tupinambor e se tornaram referência na região”, revela Natália.

Isabela Schwengber, assessora de comunicação da Epagri: (48) 3665-5407 / 99161-6596.

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Emater/RS-Ascar apresenta Diagnóstico sobre Comunidades Guarani do RS

Próximo

Efeito Estufa: Epamig vai avaliar alternativas para reduzir emissão de metano na pecuária bovina

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}