Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
Natureza
25/04/2025
Asbraer

Emater/RS-Ascar apresenta Diagnóstico sobre Comunidades Guarani do RS

0
0

​O diagnóstico será disponibilizado em formato de e-book​

25/04/2025 | Assessoria de Comunicação – Emater/RS

Foto – Reprodução Emater-RS

​O Diagnóstico das Comunidades Guarani no Rio Grande do Sul será apresentado na próxima terça-feira (29/04), às 14h, na Aldeia Nheengatu, no município de Viamão. Através de contrato com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), a Emater/RS-Ascar realizou em 2024 um levantamento nas comunidades Guarani do Estado, envolvendo 62 comunidades presentes em 36 municípios gaúchos. O diagnóstico será disponibilizado em formato de e-book.

​”O estudo mapeou vulnerabilidades ambientais, sociais, culturais e econômicas, mas também potencialidades e fortalezas do povo Guarani no estado, revelando desafios, como moradias precárias em 92% das comunidades, falta de acesso adequado à água, escolas funcionando sem infraestrutura adequada e fragilidades no atendimento à saúde”, avalia Mariana de Andrade Soares, antropóloga e extensionista da Emater/RS-Ascar, que coordenou esse levantamento. Mariana destaca que, no Estado, apenas sete terras Guarani estão oficialmente demarcadas pela União, e 21% das comunidades estão em terras públicas estaduais sem regularização.

​Apesar das vulnerabilidades, o diagnóstico também evidencia as fortalezas do povo Guarani, ressaltando que 97% das comunidades mantêm práticas agrícolas tradicionais e o artesanato é a principal fonte de renda em 94% delas.

​A iniciativa busca, acima de tudo, dar visibilidade ao processo histórico de luta, resistência e resiliência dos Guarani ao longo dos 525 anos de contato com os não indígenas. “Ao reunir e divulgar esses dados, o diagnóstico pretende subsidiar formulação de políticas públicas mais eficazes e específicas por parte da União, do Estado e dos municípios, contribuindo para o atendimento das necessidades, demandas e projetos de vida das famílias e comunidades Guarani, e a efetivação de seus direitos”, defende a extensionista.

​Foto: Divulgação Emater/RS-Ascar

​Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar
​Jornalista Adriane Bertoglio Rodrigues
​Estagiária Fhabiana Credideu
​[email protected]
​(51) 99918-6934
​www.emater.tche.br
​www.facebook.com/EmaterRS
​www.youtube.com/EmaterRS
​Instagram: @EmaterRS

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Agricultores de Boa Esperança contam com apoio do Incaper para iniciar criação de abelhas sem ferrão

Próximo

Curso de panificação nutracêutica da Epagri resgata saberes ancestrais sobre PANCs

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}