Evento busca discutir pautas importantes para o desenvolvimento da agricultura familiar, da Ater Pública e da Pesquisa Agropecuária
22/04/2025 | Assessoria de Comunicação – Asbraer | Juliana Silva e Ana Karoliny Barros
Rede Asbraer durante a 66ª AGO | Foto: Ana Karoliny Barros/Asbraer
A Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural, Pesquisa Agropecuária e Regularização Fundiária (Asbraer), em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), realiza, de 24 a 26 de abril de 2025, a 67ª Assembleia Geral Ordinária (AGO). O evento ocorrerá em Florianópolis (SC), na sede da Epagri, reunindo lideranças de todo o país para debates sobre o presente e o futuro da Ater Pública e da Pesquisa Agropecuária.
A programação terá início na manhã do dia 24 e contará com a presença de autoridades, como o presidente da Asbraer e da Emater-RO, Luciano Brandão, o presidente da Epagri, Dirceu Leite, representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), dirigentes da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), parlamentares e membros de entidades internacionais, privadas, estaduais e federais. A abertura será transmitida ao vivo pelo canal da Asbraer no Youtube e a cobertura completa será divulgada em nosso perfil do Instagram.
Entre os destaques da pauta estão os convênios firmados com o MDA nos anos de 2023 e 2024, os instrumentos específicos com a Anater, a apresentação do Programa Nacional de Pesquisa e Inovação para a Agricultura Familiar e Agroecologia (PNPIAF), do MDA, as atualizações sobre o Sistema Único de Ater (SUATER), diálogos sobre a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), além de iniciativas voltadas para sustentabilidade, inovação tecnológica e apresentação do relatório de comunicação estratégica da Asbraer.
O evento também contempla a eleição dos Vice-Presidentes Regionais Suplentes das Regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul e a apresentação do parecer do Conselho Fiscal referente ao ano-base de 2024.
Encerrando a programação, o dia 26 de abril será dedicado a uma série de visitas técnicas em importantes centros de pesquisa e comunidades rurais de Santa Catarina. A agenda inclui encontros nas Estações Experimentais da Epagri do município de Bombinhas, com foco em maricultura e macroalgas, e em Itajaí, onde serão apresentados trabalhos com arroz irrigado e bioinsumos. Haverá ainda uma visita a uma comunidade de pesca artesanal em Balneário Camboriú, destacando práticas sustentáveis e o fortalecimento da pesca tradicional.
Para o presidente da Asbraer, Luciano Brandão, “esta é uma oportunidade para o intercâmbio de experiências entre as associadas que compõem a Rede Asbraer e, principalmente, para a discussão de pautas que visam fortalecer os sistemas públicos de Ater e Pesquisa Agropecuária em todo o país”.
SERVIÇO
67ª Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Asbraer
Onde: Florianópolis – SC, sede da Epagri
Quando: 24 a 26 de abril
Mais informações: [email protected]