Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
Pecuária
22/04/2025
Asbraer

Emater/RS-Ascar de Piratini coleta carrapatos para analisar resistência nos rebanhos

0
0

O biocarrapaticidograma é um serviço gratuito oferecido pela Emater/RS-Ascar em parceria com o Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF​

22/04/2025 | Assessoria de Comunicação – Emater/RS

Foto – Reprodução Emater-RS

A médica veterinária Marina Sinott, da Emater/RS-Ascar coletou carrapatos em propriedades rurais do município de Piratini, na localidade do Barrocão, para a realização do exame biocarrapaticidograma nos animais de pecuaristas da região. O exame identifica a resistência ou a suscetibilidade de carrapatos aos princípios ativos presentes nos produtos utilizados no controle do parasita. A coleta aconteceu na semana passada (16/04) nas propriedades dos pecuaristas familiares Alberto Olímpio de Oliveira e de Juscelino Machado de Farias. O extensionista rural Pablo Costa, do município de Pinheiro Machado, também participou da ação e encaminhou amostras para análise. As visitas fazem parte do trabalho contínuo da Emater/RS-Ascar de apoio à pecuária familiar e à sanidade dos rebanhos no campo.

​A primeira coleta ocorreu na propriedade do pecuarista familiar Alberto Olímpio de Oliveira, no Quarto Distrito do município. Oliveira relatou que, no ano anterior, investiu cerca de R$ 4.500,00 na aplicação do banho com carrapaticida, que apresentou eficácia apenas nos primeiros 20 dias. Após esse período, foi necessário repetir o procedimento com frequência semanal. Segundo ele, o tratamento se mostrou inviável, levando ao uso de produtos injetáveis como alternativa.

​A segunda coleta de carrapatos foi realizada na propriedade do pecuarista familiar Juscelino Machado de Farias, no Terceiro Distrito de Piratini. Ele informou ter aplicado quatro tratamentos contra carrapatos durante o último verão e destacou a importância da análise para definir com precisão quais produtos utilizar. Segundo Juscelino, o teste pode evitar o uso de medicamentos ineficazes e reduzir os custos de manejo.

​O biocarrapaticidograma é um serviço gratuito oferecido pela Emater/RS-Ascar em parceria com o Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF), que realiza os exames em Eldorado do Sul. Para a realização da análise, o produtor deve manter o rebanho sem aplicação de produtos químicos, tanto de contato quanto sistêmicos, por 28 dias. As amostras devem conter carrapatos teleógenas, em estágio adequado para o teste de exposição aos princípios ativos.

​As amostras devem ser coletadas e enviadas no mesmo dia à sede do IPVDF, preferencialmente pela Emater/RS-Ascar. O armazenamento deve ser feito em garrafas plásticas com furos, devidamente identificadas com o nome do produtor, município, data da coleta e tipo de amostra. O material precisa ser recente e os carrapatos não devem estar excessivamente engurgitados, para que o teste seja válido.

​O objetivo do biocarrapaticidograma é orientar os produtores no manejo antiparasitário, evitando o uso indiscriminado de substâncias químicas. A Emater/RS-Ascar reforça que o controle de parasitas deve combinar estratégias de manejo, uso racional de produtos e atenção à nutrição dos animais. O desenvolvimento de novos princípios ativos pode levar até 25 anos e representa alto custo, o que exige preservação das tecnologias disponíveis.

​Foto: extensionista rural Marina Sinott


​Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional Pelotas
​Jornalista Adriane Bertoglio Rodrigues
​Estagiária Lidiane Lopes
​[email protected]
​(51) 99732-4526
​www.emater.tche.br
​www.facebook.com/EmaterRS
​www.youtube.com/EmateRS
​Instagram: @ematerrs

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Estudo comprova que pinhão precoce tem o mesmo valor nutricional do tradicional

Próximo

Emater-RS: Dia de Campo Regional sobre Citricultura acontece em maio em Nova Pádua

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}