Durante a ação, foram entregues cadastros da agricultura familiar (CAF) e desenvolvidos projetos voltados à aquicultura sustentável
14/04/2025 | Assessoria de Comunicação – Fiperj
A FIPERJ, por meio do Escritório Regional Noroeste Fluminense II (ERNORF 2), esteve presente no município de Italva-RJ, em parceria com o escritório local da Emater-RJ, para realizar atendimentos a pescadores e aquicultores da região. Durante a ação, foram entregues cadastros da agricultura familiar (CAF) e desenvolvidos projetos voltados à aquicultura sustentável.
O extensionista e chefe do escritório local, Ramon Rego, acompanhado do extensionista Felipe Silveira, visitou a localidade de Pão de Ló, onde estiveram na propriedade do senhor José Francisco Dias de Souza. A equipe prestou apoio técnico no processo de transição familiar da atividade rural, destacando o envolvimento do jovem Gabriel, filho do produtor, que vem se dedicando à aquicultura e encontrando na piscicultura uma promissora fonte de renda.
Durante a visita, foram realizadas medições de área para a elaboração de um projeto técnico de aquicultura sustentável, com foco na produção responsável e no fortalecimento da economia rural local.
Essa ação é mais um resultado positivo do Termo de Cooperação Técnica (TCT) firmado entre a FIPERJ, Emater-RJ e a Prefeitura de Italva. A iniciativa tem como objetivo fomentar a atuação de pequenos aquicultores e pescadores artesanais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida no campo e o incentivo à produção de alimentos saudáveis.
Essa é uma das prioridades do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Prefeitura de Italva: fortalecer o homem do campo com políticas públicas sérias, sustentáveis e comprometidas com o desenvolvimento rural e a confiança da população.