Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
Mercado
10/04/2025
Asbraer

Sada propõe ações para enfrentar a seca no Piauí e levar água de qualidade a mais municípios

0
0

​Entre as principais ações estão a ampliação do Programa Água Doce e a criação de um projeto de forragem para garantir a alimentação dos rebanhos​

10/04/2025 | Assessoria de Comunicação – SADA

Foto – Reprodução SADA

​

A Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) anunciou medidas emergenciais para tentar amenizar os efeitos da seca no campo. Entre as principais ações estão a ampliação do Programa Água Doce, que leva água potável à população do semiárido, e a criação de um projeto de forragem para garantir a alimentação dos rebanhos.

O anúncio foi feito pelo secretário da Sada, Fábio Abreu, durante reunião emergencial promovida pela Associação Piauiense de Municípios (APPM), realizada nessa semana em Teresina. Segundo ele, equipes técnicas já estão em campo avaliando a situação de cada cidade afetada.

“São 129 municípios, em sua maioria no sul do estado, enfrentando sérias dificuldades por conta da escassez de chuvas. É essencial que haja uma atuação conjunta entre os diferentes níveis de governo. A Sada vai intensificar o apoio ao agricultor familiar e buscar soluções para garantir a subsistência dos rebanhos”, afirmou Abreu. Ele também adiantou que vai dialogar com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para tentar reduzir o preço do milho no balcão, medida que pode beneficiar os criadores.

No que diz respeito ao Programa Água Doce, a meta é instalar mais 20 sistemas ainda este ano, com investimento de quase R$ 6 milhões. Serão contemplados os municípios de São Julião, Caldeirão Grande, Pio IX, Acauã, Simões, São Francisco de Assis, Campo Alegre do Fidalgo, Capitão Gervásio Oliveira, Jurema e Anísio de Abreu — todos em situação de emergência em razão da estiagem.

“Estamos em diálogo com o governo federal para tentar ampliar ainda mais esse número. Mas esses 20 novos sistemas já estão garantidos”, assegurou o secretário. Atualmente, 64 sistemas estão em funcionamento em quase 20 cidades do semiárido piauiense.

Na última quinta-feira (3), o Governo do Estado oficializou a situação de emergência em 129 municípios. A medida, publicada no Diário Oficial, reconhece os efeitos da seca prolongada e autoriza a adoção de providências urgentes para garantir o abastecimento de água e apoiar famílias atingidas. A previsão meteorológica para os meses de abril e maio é preocupante: chuvas abaixo da média, mal distribuídas e temperaturas acima do normal, o que tende a agravar ainda mais o cenário no campo.

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

AGERP promove encontro para fortalecer comercialização da agricultura familiar por meio do PAA

Próximo

Epagri capacita apicultores de Curitibanos

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}