Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
EconomiaMercadoTecnologia
09/04/2025
Asbraer

Sada inicia parceria para levar assistência técnica a comunidades ribeirinhas da zona Sul de Teresina

0
0

Projeto piloto visa fomentar produção agrícola sustentável em áreas de baixa renda, com foco na horticultura e fruticultura, com o foco no caju

09/04/2025 | Assessoria de Comunicação – SADA

Foto – Reprodução SADA

​

A Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) deu início a uma importante parceria com Complexo Nova Ceasa Social para levar assistência técnica a comunidades ribeirinhas da zona rural Sul de Teresina. As localidades atendidas inicialmente serão: Alegria, Torrões, Humaitá, Recanto dos Pássaros e Cantinho Sul — comunidades às margens do Rio Poti que, historicamente, enfrentam dificuldades no desenvolvimento de atividades produtivas sustentáveis.

Durante a primeira reunião realizada com a equipe da Sada, o presidente do Complexo Nova Ceasa Social, Jorgenei Moraes, destacou a relevância do projeto. “Pretendemos levar assistência técnica a essas comunidades, algo inédito de forma estruturada e sustentável na região. A proposta é visitar individualmente os moradores que têm interesse em desenvolver uma base produtiva, especialmente na horticultura, respeitando a vocação de cada comunidade. E a Sada será essencial nesse processo”, afirmou.

O gestor reforçou ainda que cerca de 2 mil famílias vivem na região, muitas delas com renda de até dois salários mínimos, aposentados ou inseridos em programas de transferência de renda. “A falta de assistência técnica é um dos maiores entraves ao desenvolvimento de projetos produtivos nessas áreas. Por isso, a presença da Sada é tão importante”, completou.

​

Além da assistência técnica às comunidades, a parceria também contempla o apoio à reestruturação do Banco de Alimentos da Nova Ceasa, como explicou o diretor de Operações, Elaboração de Projetos e Captação de Recursos da SADA, Libonato de Carvalho. “Recebemos a boa notícia da aprovação do recurso pela Caixa Econômica Federal para a reforma da estrutura física e renovação de equipamentos do Banco de Alimentos. Essa execução será feita via Sada, o que nos honra muito”, afirmou.

​

Segundo Libonato, há ainda a previsão de um projeto de fruticultura com foco na produção de caju, fortalecendo a vocação da região. “Nos comprometemos com o suporte técnico e já estamos articulando a realização do primeiro Festival do Caju, previsto para o segundo semestre deste ano. Essa parceria com a Nova Ceasa e as comunidades é uma oportunidade de transformar realidades com base na sustentabilidade e na geração de renda”, concluiu.

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Produtores e técnicos da Emater-DF trocam experiências sobre Sistema de Plantio Direto de Hortaliças

Próximo

Técnicos da Sada da Regional de Paulistana realizam mutirão do Cadastro da Agricultura Familiar em Acauã-PI

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}