Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
EconomiaLogísticaMercado
09/04/2025
Asbraer

Produtores e técnicos da Emater-DF trocam experiências sobre Sistema de Plantio Direto de Hortaliças

0
0

O encontro permitiu verificar os benefícios obtidos no cultivo de repolho e alface na propriedade do agricultor Ivan Egler

09/04/2025 | Assessoria de Comunicação – Emater/DF

Foto – Reprodução Emater-DF

​

Produtores rurais e técnicos da Emater-DF reuniram-se para discutir os benefícios e práticas do Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH). O encontro permitiu verificar os benefícios obtidos no cultivo de repolho e alface na propriedade do agricultor Ivan Egler, demonstrando uma abordagem sustentável que reduz a necessidade de agrotóxicos.

Segundo o extensionista Márcio Meireles, o SPDH consiste em um preparo diferenciado do solo. “Após análise e correção da terra, um adubo verde de cobertura, geralmente milheto, é plantado para proteger o solo. No caso da propriedade do Ivan Egler, porém, foram utilizadas plantas espontâneas, como braquiária, caruru, joá-de-capote e trapoeraba. Após 60 a 90 dias, a vegetação é dessecada e mantida como palhada, sobre a qual são plantadas as hortaliças”, explica.

​Plantio de repolho no Sistema de Plantio Direto

O encontro foi realizado no último dia 31 de março, no Núcleo Rural Rio Preto. Entre as vantagens de adotar o sistema estão a redução da temperatura do solo em até 10°C, menor erosão do solo e maior retenção de umidade, diminuição da necessidade de irrigação e economia de energia, controle natural de pragas e doenças e aumento da vida no solo, com maior presença de minhocas e microrganismos benéficos.

O produtor também relatou os ganhos que obteve com a adoção da técnica. “No meu cultivo de repolho, já com 60 dias, não foi necessário usar agrotóxicos. Diminuí os custos com a eliminação do revolvimento do solo, tive economia com defensivos químicos e notei as plantas mais vigorosas em comparação com o método convencional”, falou.

Participaram do evento nove produtores das regiões de Taquara e Rio Preto, além de cinco técnicos da Emater-DF, que avaliaram os resultados e discutiram a adaptação da técnica em diferentes propriedades.

O SPDH tem se mostrado uma alternativa viável para agricultores que buscam sustentabilidade, redução de custos e maior produtividade. Com os bons resultados obtidos, a expectativa é que mais produtores do Distrito Federal adotem o sistema.

Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 17 mil propriedades no DF. Por ano, realiza cerca de 170 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Idam divulga requisitos para enquadramento na categoria de Agricultor Familiar

Próximo

Sada inicia parceria para levar assistência técnica a comunidades ribeirinhas da zona Sul de Teresina

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}