Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
EconomiaEstilo de vidaMercadoNatureza
07/04/2025
Asbraer

Emater-MG estimula turismo rural, no Campo das Vertentes, com roteiros de experiência e valorização cultural

0
0

Por meio de feiras e eventos, a empresa promove o fortalecimento do associativismo e o incentivo às agroindústrias

07/04/2025 | Assessoria de Comunicação – Emater/MG

Foto – Reprodução Emater-MG

​

​Belo Horizonte (4/4/2025) – O Campo das Vertentes apresenta alguns dos principais destinos turísticos que contribuem para o desenvolvimento da atividade em Minas Gerais. Além de explorar a cultura e as cidades históricas, os turistas têm descoberto um novo encanto na região: o turismo rural. A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais e os circuitos turísticos, orienta os produtores familiares a identificarem o potencial turístico de suas propriedades. A empresa enxerga o turismo rural como “uma oportunidade crescente para a diversificação das atividades produtivas e para o fortalecimento da economia local”, diz o gerente regional da Emater-MG de São João del-Rei, Odair José Gerônimo.

O turismo rural, no Campo das Vertentes, ainda está em seus passos iniciais. A unidade regional da Emater-MG, junto aos órgãos municipais, trabalha o desenvolvimento de políticas públicas que possam tornar a atividade mais atrativa. A empresa auxilia 56 produtores que desenvolvem o turismo rural em suas propriedades. Por meio de feiras e eventos, a empresa promove o fortalecimento do associativismo e o incentivo às agroindústrias, além de auxiliar no acesso dos produtores rurais ao crédito rural e na estruturação de iniciativas voltadas para o turismo rural.

Em parceria com os circuitos turísticos locais, a Emater-MG auxilia na criação de roteiros e experiências diferenciadas, fortalecendo a identidade cultural e a atratividade da região. Além disso, a empresa mantém o catálogoRuralidade Vivade experiências rurais, atualizado anualmente, que funciona como um portfólio estratégico para atrair visitantes e estabelecer parcerias comerciais. A coordenadora técnica estadual de Turismo Rural e Artesanato da Emater-MG, Thatiana Garcia, afirma que “o turista, quando vem para Minas, vem por causa do nosso acolhimento, da nossa mineiridade, das nossas histórias. O catálogo foi criado pra divulgar e promover os produtores, que têm tanta história pra contar e experiências para oferecer aos visitantes”.

Produtos e experiências turísticas

Conhecido como Matuto, Marciel Ramos é proprietário do Sítio Água do Pote, em Prados, e produtor do “Queijo Matuto Artesanal”. Ele gosta de ser chamado dessa forma, pois tem orgulho de levar a vida do campo (segundo o dicionário Houaiss, o termo matuto se refere a quem vive no campo e dotado de esperteza). Com o auxílio da Emater-MG, Marciel conseguiu otimizar sua produção e valorizar seus produtos. A propriedade dele e sua produção queijeira constam no catálogo Ruralidade Viva. No local, os turistas participam das experiências “Viola Matuta” e o “Vem com Nóis Matutar”, que proporcionam uma conversa agradável sobre a vida na região e a produção de queijo artesanal. Matuto, com seu jeito acolhedor, já recebeu pessoas de diversos países e cidades, e costuma dizer: “as pessoas têm o mesmo valor, independente se são de outros países ou daqui de Prados. O que fica é a ideia do por que eles vieram conhecer. Dá uma sensação que estamos fazendo um trabalho diferenciado”.

​​

Marciel Ramos, proprietário do Sítio Água no Pote

Outro local para se visitar, e que também está no catálogo da Emater-MG, é a Queijaria Tarôco, em São João del-Rei. No espaço, os proprietários Eurico e Joelma Tarôco oferecem a experiência “Visitação à Queijaria”. Na Fazenda Serrinha, no município de São Tiago, os proprietários Fernando Botelho e Sheila Rangel oferecem o Tratour Gatronômico, que promove a imersão dos visitantes no mundo do café. A região ainda tem diversos outros exemplos de turismo rural que combinam experiências no campo com a valorização das tradições locais.

​

Queijaria Tarôco

Potencial

O turismo rural na região possui significativo potencial de crescimento, impulsionado pela combinação de patrimônio cultural, produção agropecuária e paisagens naturais. Com iniciativas como eventos e o apoio estrutural da Emater-MG na criação de roteiros temáticos e capacitação de produtores, o Campo das Vertentes tem se preparado para receber um fluxo cada vez maior de visitantes em busca de experiências de turismo rural.

​

Fazenda Serrinha

Embora a tendência seja ampliar o turismo rural na região, Odair Gerônimo, gerente regional da Emater-MG, entende que “os desafios são constantes, pois as demandas dos turistas estão em constante evolução”. Essa percepção reflete a necessidade de atualização permanente dos serviços oferecidos. Por exemplo, a legalização e a regularização sanitária das propriedades são questões recorrentes que exigem suporte técnico especializado aos produtores familiares.

A Fazenda Saudade, de Tereza Rodrigues e seu marido Mateus Brandão, no município de Ibertioga, é um exemplo do potencial da atividade. Segundo Tereza, a proposta é oferecer aos turistas uma vivência autêntica da vida no campo, incluindo a produção de queijos e doces, passeios a cavalo e acompanhamento das rotinas do curral. Contudo, os proprietários enfrentam desafios como a localização isolada da fazenda.

A coordenadora regional da Emater-MG, Elisabeth Duarte, sabe que os produtores, assim como os turistas, precisam ter suas demandas atendidas. As propostas da empresa para o desenvolvimento do setor passam pela “capacitação dos produtores para que desenvolvam experiências turísticas inovadoras, regularização das atividades de turismo rural, fortalecimento da conexão entre produtores e o mercado turístico e o incentivo a práticas sustentáveis que garantam a preservação ambiental”.

Ascom Emater-MG
Jornalista responsável: Sebastião Avelar
Estagiário em comunicação: Pedro Malachias
Apoio: Thomás Guedes
e-mail: [email protected]
Tel: 31 3349-8132/8096
Foto: Emater-MG Divulgação
www.emater.mg.gov.br

​

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Emdagro: Programa de inseminação artificial apoiado pelo Governo de Sergipe promove melhoria nos rebanhos de pequenos produtores

Próximo

Epagri: Extensionistas discutem a adoção de biogás nas políticas públicas no Sul do Brasil

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}