Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
EconomiaMercadoNaturezaTecnologia
04/04/2025
Asbraer

EPAMIG desenvolve pesquisa sobre cultivo consorciado de feijão mangalô e milho crioulo

0
0

Plantio conjunto das espécies é estudado visando o resgate cultural, a otimização de recursos para os produtores e a segurança alimentar.​

04/04/2025 | Assessoria de Comunicação – Epamig

Foto – Reprodução Epamig

​

(Belo Horizonte, 2/4/2025) O plantio de duas ou mais espécies em uma mesma área, conhecido como cultivo consorciado, está sendo praticado como objeto de estudo na Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG). 

A escolha do desenvolvimento conjunto do feijão mangalô e milho crioulo visa o resgate cultural, a otimização de recursos para os produtores e a segurança alimentar.

“O resgate e manutenção dos milhos crioulos vem sendo realizado por produtores e empresas de pesquisa e, diante disso, vimos como uma oportunidade de inserção do cultivo do feijão mangalô, uma espécie que faz parte do grupo das Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC)”, explica Marinalva Woods, pesquisadora da EPAMIG.

“Optamos por esse cultivo tendo como base uma tradição antiga da agricultura familiar: o sistema MILPA, modelo sustentável que combina o plantio consorciado de milho, feijão e abóbora, unindo saberes tradicionais a práticas agrícolas eficientes”, complementa.

Perspectivas do estudo e olhar para o futuro

Os estudos sobre o cultivo consorciado estão sendo realizados no Campo Experimental de Santa Rita, da EPAMIG, em Prudente de Morais (MG), e se encontram em fase inicial.

Alguns resultados sobre os efeitos positivos dessa parceria já estão sendo identificados, como a presença de insetos benéficos na área de cultivo e um bom desenvolvimento das plantas sem a ocorrência de efeitos prejudiciais causados por pragas e doenças.

Outro aspecto que se pretende verificar é a adaptação ao cenário de mudanças climáticas. Nesse contexto, a pesquisadora ressalta que o feijão mangalô já recebe destaque por promover a fixação de nitrogênio no solo, bem como, uma boa cobertura da área de cultivo, favorecendo o desenvolvimento do milho.

Os resultados da pesquisa serão utilizados como ferramenta para incentivar os produtores a integrarem diversidade à sua área de cultivo. Sabe-se que podem ser alcançados retornos como a redução do consumo de insumos para controle de possíveis pragas e doenças, oportunidade de diversificação da renda, mais eficiência no uso de mão de obra e otimização de recursos, como o uso de água.

A segurança alimentar e nutricional, frente à diversidade de ofertas de produtos no mercado, também será favorecida, garantindo benefícios na alimentação da população de modo geral.

“A pesquisa de cultivos consorciados busca reforçar a importância de se valorizar os conhecimentos tradicionais, e entender e favorecer interações positivas é o papel da pesquisa. Considerando a diversidade de plantas que temos, principalmente no contexto das PANC, acreditamos que estamos no caminho, mesmo que longo, para gerar informações e melhores condições de cultivo para os produtores”, pontuou Marinalva.

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

IDR-Paraná leva Promoção Social e Cidadania ao Litoral

Próximo

EPAMIG realiza 14ª edição do Dia de Campo Café com Leite

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}