Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
EconomiaMercadoTecnologia
03/04/2025
Asbraer

Agraer entrega primeiras remessas de calcário pelo Proacinq

0
0

A iniciativa tem como objetivo fornecer insumos necessários para o fortalecimento do plantio em comunidades tradicionais, impulsionando a agricultura familiar e garantindo mais produtividade.

03/04/2025 | Assessoria de Comunicação – Agraer/MS

Foto – Reprodução Agraer/MS

​

A Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) deu início às entregas de calcário dentro do Programa de Apoio às Comunidades Indígenas e Quilombolas de Mato Grosso do Sul (Proacinq). A iniciativa tem como objetivo fornecer insumos necessários para o fortalecimento do plantio em comunidades tradicionais, impulsionando a agricultura familiar e garantindo mais produtividade.

Beneficiando diretamente os moradores da Comunidade Quilombola Dezidério Felipe de Oliveira/Picadinha, situada no município de Dourados, a primeira entrega contemplou 47 toneladas de calcário. O material será distribuído entre os pequenos produtores locais, proporcionando condições para a correção do solo e consequente melhora na produção agrícola.

Com entusiasmo, Weimar Oliveira de Souza, um dos beneficiados, destacou a importância do recebimento do calcário para a comunidade. “Nós aqui, especialmente eu, há mais de 20 anos não aplicamos calcário porque é muito caro. Nem mesmo o maquinário para jogá-lo no solo nós tínhamos”, afirmou. Segundo ele, esse apoio permitirá um salto significativo na produção de milho, mandioca e feijão, culturas fundamentais para a subsistência da comunidade.

Dando continuidade ao cronograma do programa, outras entregas já foram realizadas em diversas comunidades quilombolas do estado. Foram depositadas 37 toneladas de calcário em Ourolândia/Rio Negro, no Quilombo Família Tertuliano e Canuta/dos Pretos em Terenos, em Furnas dos Dionísios/Jaraguari, em São Miguel/Maracaju e em Furnas da Boa Sorte, garantindo que mais agricultores tenham acesso ao insumo.

Efetivar esse tipo de apoio fortalece a segurança alimentar e a permanência das famílias no campo. “Com a aplicação, com toda a certeza nós vamos produzir melhor ao corrigir o solo e temos mais coragem para prosseguir”, acrescentou Weimar. Para ele, a distribuição do calcário representa um passo significativo para que a comunidade conquiste mais autonomia na produção de alimentos.

Garantindo avanços significativos na inclusão produtiva, o Proacinq se configura como um marco nas políticas públicas voltadas às comunidades quilombolas e indígenas. A oferta de insumos fundamentais para o plantio proporciona não apenas melhores condições de produção, mas também fomenta o desenvolvimento econômico e social dessas regiões.

Honrando o compromisso do Governo do Estado com a agricultura familiar, a Agraer segue implementando políticas que assegurem condições dignas para os produtores rurais. “O Proacinq representa um avanço essencial para a inclusão produtiva das comunidades indígenas e quilombolas de Mato Grosso do Sul”, destacou o diretor-presidente da Agraer, Washington Willeman.

Integrando a oferta de apoio técnico com o fornecimento de recursos, o programa garante que as comunidades tenham oportunidades justas no campo. “Esse programa reforça o compromisso do Governo do Estado com o fortalecimento da agricultura familiar, garantindo apoio técnico e acesso a recursos para que essas comunidades possam produzir de forma sustentável, gerar renda e melhorar sua qualidade de vida”, acrescentou Willeman.

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Emater Goiás realiza encerramento do Agro é Social em Quirinópolis no dia 11 de abril

Próximo

Emater-MG: Circuito Mineiro da Cafeicultura 2025 começa nesta quinta-feira

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}