Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
EconomiaMercadoNaturezaTecnologia
02/04/2025
Asbraer

SADA: Piauí é o segundo maior produtor de castanha de caju do Brasil

0
0

Agricultura familiar impulsiona a produção e fortalece mercado externo com apoio da Sada​

02/04/2025 | Assessoria de Comunicação – SADA

Foto – Reprodução SADA

​

Um dos produtos mais valiosos da agricultura familiar, a castanha de caju gera emprego e renda para milhares de produtos e faz do Piauí um dos maiores destaques nacionais, chegando a ocupar a segunda posição no ranking dos maiores produtores do Brasil. Para garantir que a produção atenda às exigências do mercado, os agricultores recebem suporte técnico da Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), que, por meio do trabalho dos extensionistas, orienta os produtores sobre técnicas que aumentam a produtividade e melhoram a qualidade do produto, destinado principalmente ao mercado externo.

O extensionista da Sada em Picos, Domero Sousa, destaca a importância da organização dos produtores e o papel da Secretaria no fortalecimento das cooperativas.

“Houve a necessidade dos produtores se organizarem para agregar valor à produção e garantir preços mais justos. A Sada, junto com as cooperativas, promoveu palestras e incentivou a estruturação do setor. Hoje, com a cooperativa beneficiando tanto a castanha como o caju, conseguimos melhorar os preços e atrair mais agricultores para essa atividade”, ressalta.

Além do cultivo, o beneficiamento da castanha é uma etapa essencial do processo. Cooperativas como a Central de Cooperativas dos Cajucultores do estado do Piauí (Cocajupi),  são fundamentais para garantir um produto final de alto padrão. Jocibel Bezerra, presidente da cooperativa, explica que a organização surgiu da necessidade de estruturar melhor a produção e reduzir a dependência dos atravessadores.

“A Cocajupi não só melhorou a produção, mas também investiu no beneficiamento e na geração de trabalho e renda. No ano passado, trabalhamos com aproximadamente 32 toneladas de castanha, sendo quase 80% destinadas ao mercado internacional, dentro da linha Fairtrade. Hoje, somos a única cooperativa certificada no Brasil e seria importante que mais cooperativas se certificassem para fortalecer esse mercado”, pontuou.

O secretário da Sada, Fábio Abreu, ressalta o compromisso da Secretaria em apoiar os agricultores e fortalecer o setor.

“A castanha de caju tem um grande impacto na economia do Piauí, principalmente para os pequenos produtores. Nosso papel na Sada é garantir que essa cadeia produtiva continue crescendo, levando conhecimento técnico, incentivando a organização dos agricultores e abrindo novos mercados para que o nosso estado continue se destacando como um dos maiores produtores do país”, afirma.

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

AGERP e Prefeitura de Arame Fortalecem Agricultura Familiar com Apoio a Produtores Locais

Próximo

Cozinha Experimental da Epagri em Itajaí aprimora receitas para a oficina de pitaia que acontece em 15 de abril

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}