Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
EconomiaLogísticaMercadoNatureza
02/04/2025
Asbraer

Emater-RO: Rondônia reúne lideranças rurais e comunitárias e lança PAA 2025 com versão inédita para indígenas

0
0

​O PAA é uma política segurança de segurança alimentar e estabilidade econômica na agricultura familiar​

02/04/2025 | Assessoria de Comunicação – Emater/RO

Foto – Reprodução Emater-RO

​

Na manhã desta segunda feira 31 do 03, o governo de Rondônia através da secretaria de agricultura e Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater-RO) reuniu um grande grupo de agricultores familiares, lideranças indígenas e entidades beneficiarias do Programa de Aquisição de Alimentos ( PAA), na sede social da Associação dos empregados da Emater-RO, para o lançamento das atividades do PAA versão 2025. Este ano o programa traz uma novidade, uma versão exclusiva para as comunidades indígenas, que até então não estavam contempladas e outra para pessoas atingidas por fenômenos climáticos, secas ou enchentes.

“O programa PAA é a politica publica que consegue atender a agricultura familiar, abrangendo as duas pontas dessa atividade econômica, com a assistência técnica e determinação o governo atende, tanto a quem produz quanto aqueles que mais precisam, pessoas carentes, em vulnerabilidade alimentar, atendidos pelas entidades sócio assistências”, disse o presidente da Emater-RO Luciano Brandão.

Com a inclusão dos indígenas no PAA, abre-se um leque de oportunidades para essa população que a cada dia amplia sua produção, graças aos atendimentos da ater indígena que leva a assistência técnica para melhorar seus processos produtivos e tem reivindicado assistência técnica para melhorar seus processos produtivos, inclusive já se organizaram em uma cooperativa que denominaram de Gara Itxa Suruí, cujo objetivo é: “produzir alimentos para o consumo e vender, e agora fornecer para o PAA que vai distribuir esse alimento também para as aldeias e famílias que tem dificuldade ainda de produzir”  disse Celso Suruí presidente da cooperativa.

​

O secretário de Agricultura Luis Paulo é um entusiasta do PAA e afirmou aos participantes da reunião que além dos recursos que são aportados pelo governo federal, “o governo do Estado está pondo mais três milhões e cem mil reais no programa, e a Emater-RO é fundamental para fazer chegar os recursos dessa politica publica para o setor rural, a quem mais necessita, e agora também essa versão inédita, o PAA indígena, disse o secretário.

Segundo informou o coordenador do programa na Emater-RO, até o momento o programa dispõe de cinco milhões de Reais, mas que no decorrer do ano poderão ser aportados mais recursos, inclusive para atender a população atingida pelas cheias do rios do Estado, que este ano está provocando prejuízos a muitos agricultores ribeirinhos. O PAA é uma politica publica  que se consolidou como um importante instrumento de segurança alimentar, e como já disse o governador Marcos Rocha, “é também, uma medida que visa fortalecer a estabilidade financeira das famílias rurais que produzem no Estado”, disse.

Texto: Enoque de Oliveira
Fotos: Robson Paiva

Escrito por: Asbraer
A Asbraer é uma entidade sem fins lucrativos que articula assistência técnica, pesquisa agropecuária e regularização fundiária. Atua em todo o Brasil promovendo desenvolvimento rural sustentável, inovação no campo e inclusão produtiva.

Anterior

Trabalho da extensão rural da Empaer-PB fortalece agricultura familiar

Próximo

Idam: Agricultores de Envira são beneficiados com R$ 61 mil em crédito e documentos rurais

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}