O objetivo é fortalecer a produção sustentável do algodão agroecológico na América Latina
26/03/2025 | Assessoria de Comunicação – Empaer/PB
Foto – Reprodução Empaer/PB
O Diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Empaer, Engenheiro Agrônomo Jefferson Morais retornou, nesta semana da Colômbia, onde participou representando Governo do Estado, entre os dias 17 e 21 de março, da Missão Brasil-FAO-Colômbia, realizada no âmbito do Projeto Mais Algodão, que tem por objetivo fortalecer a produção sustentável do algodão agroecológico na América Latina.
De acordo com Jefferson, entre outras ações, a missão fez uma avaliação da primeira etapa do projeto e alinhou estratégias a próxima etapa, com foco na melhoria da cadeia produtiva do algodão naquele País. Durante as atividades, os participantes realizaram visitas técnicas a áreas produtivas e instituições governamentais, analisando as boas práticas agrícolas, desafios estruturais e oportunidades de cooperação entres os países integrantes do projeto.
Ele informou que a Empaer contribuiu com sua experiência em assistência técnica e extensão rural, associativismo e certificação da produção de algodão orgânico, destacando ações bem-sucedidas na Paraíba, como o consórcio do algodão agroecológico com culturas alimentares e a organização da produção para os mercados.
A missão também incluiu a reunião do Comitê de Acompanhamento do Projeto (CAP) onde foi realizado o planejamento das ações para 2025, visando alcançar os objetivos da segunda fase do projeto.
Outro destaque da missão foi a realização de um treinamento sobre modelos de certificação do algodão agroecológico/orgânico, ministrado pelo diretor de Assistência Técnica Extensão Rural da Empaer-PB. O evento contou com a participação de representantes do Ministério de Agricultura e Desenvolvimento da Colômbia, de pesquisadores da Corporación Colômbia de Investigación Agropecuária (Agrosavia), da Confederación Colombiana del Algodón (Conalgodon), além de assessores técnicos do projeto e agricultores familiares.
Segundo Jefferson, a Embrapa, uma das parceiras da missão, contribuiu com temas voltados para qualidade de sementes, manejo sustentável do solo e da água, além do desenvolvimento de maquinário adaptado para agricultura familiar.
“A participação da Empaer nessa missão reafirma o compromisso do Governo da Paraíba com o fortalecimento do algodão agroecológico e da agricultura familiar, promovendo intercâmbios que impulsi0onam a sustentabilidade e a geração de renda para os agricultores”, avalia Jeffesson. Ele ressaltou que todas despesas da missão foram custeadas pelo Projeto Mais Algodão-Colômbia.