Home - Agronegociar Home - Agronegociar
  • Negociar Agora
  • Noticias
  • Vídeos
  • Editais
  • Treinamentos
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Home - Agronegociar
  • Login
  • Cadastro
EconomiaMercadoTecnologia
02/04/2025
Barbara

Expoagro Afubra 2025 – Potencial do capim vetiver para o conservação do solo é apresentado

0
0

​Em uma área de 15.500m², a Emater/RS-Ascar apresenta 20 parcelas temáticas relacionadas à diversificação das atividades produtivas, geração de renda, qualidade de vida, cuidados com o meio ambiente e à permanência do jovem no campo.​

27/03/2025 | Assessoria de Comunicação – Emater/RS

Foto – Reprodução Emater-RS

​Os visitantes que passam pela parcela de Ajardinamento e Floricultura do Espaço Casa da Emater, na Expoagro Afubra, em Rio Pardo, muitas vezes voltam seu olhar para as gramíneas altas, em forma de touceira, que ladeiam a parcela. Abaixo da estrutura aérea das plantas, uma trincheira foi aberta com o objetivo de visualizar a profundidade do sistema radicular – que pode ultrapassar os cinco metros. “A verdade é que a gente já apresenta essa gramínea há umas cinco feiras, mas nunca com um destaque maior para a sua capacidade de contenção da erosão”, salienta o extensionista da Emater/RS-Ascar João Antônio Leal da Silva.

​A percepção mudou desde o ano passado, quando as enchentes de maio devastaram a região dos Vales e fizeram tanto agricultores quanto Emater/RS-Ascar repensar alternativas com um viés mais conservacionista, de renovação do solo. “E é aí que entra o vetiver, que não apenas tem essa capacidade de controlar as perdas de solo por erosão, mas proporcionar também uma barreira física, que impede o deslocamento de camadas superficiais de terra”, aponta o extensionista. Ele explica ainda que a planta tem outras finalidades, como o uso no paisagismo e como capim para palhada em cultivo orgânico, dada a sua rusticidade e resistência frente a variações climáticas extremas.

​Além do destaque para o vetiver, na parcela também está sendo trabalhado o processo de enxertia na araucária – método que consiste em “acoplar” uma planta na outra, com o objetivo de promover algum tipo de melhoramento. “No caso da araucária, apresentamos uma experiência desenvolvida pela Embrapa Florestas (PR), em que o enxerto em uma planta base, também chamada de ‘cavalo’, possibilita o florescimento dos pinheiros em épocas do ano diferentes, e a produção de pinhão ao longo do ano”, explica Leal. Entre as vantagens está a preservação das características da planta mãe – não havendo variabilidade genética -, além da aceleração do tempo de início de produção, que cai pela metade (de doze para seis anos).

​Todo esse trabalho, de acordo com o extensionista, dialoga com um dos temas centrais do Espaço Casa da Emater, que é a Sustentabilidade – o outro é os 70 anos da Ascar. Na parcela, como ocorre tradicionalmente, a produção de plantas ornamentais é apresentada como alternativa para a diversificação e geração de renda na agricultura familiar. “A nossa região tem por hábito a atenção aos entornos, ao acolhimento, aos cuidados com o jardim e a paisagem rural, aos acessos e ao embelezamento, e este pode ser um campo para investimento”, avalia.

​Em uma área de 15.500m², a Emater/RS-Ascar apresenta 20 parcelas temáticas relacionadas à diversificação das atividades produtivas, geração de renda, qualidade de vida, cuidados com o meio ambiente e à permanência do jovem no campo. Até sexta-feira (28/03), serão apresentados, além da Fruticultura, os temas Apicultura e Meliponicultura, Agroindústria Familiar, Artesanato Rural, Bovinocultura de Leite, Cozinha Show, Cooperativismo, Erva-mate, Ajardinamento e Floricultura, Morango em substrato, Olericultura, Plantas Bioativas, Processamento de Carnes, Pecuária Familiar, Piscicultura, Saneamento Ambiental, Secagem e Armazenagem, Solos, Tecnologia da Aplicação e Turismo Rural.

​Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar na Expoagro Afubra
​Jornalista Tiago Bald
​[email protected]
​www.emater.tche.br
​www.facebook.com/EmaterRS
​www.youtube.com/EmaterRS
​Instagram: @EmaterRS
​tv.emater.tche.br​

Escrito por: Barbara

Anterior

Epagri abre inscrições para curso básico de piscicultura em Tubarão

Próximo

Escritório sobre quatro rodas fortalece atendimento da Emater-MG aos produtores rurais

© AGRONEGOCIAR CNPJ: 17.432.772/0001.03 - Todos os direitos reservados
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}